Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Projeto III

Apresentação

A unidade curricular de Projeto III é uma unidade curricular onde os alunos fazem os seus trabalhos finais de curso. Os alunos desenvolvem, sob a orientação do professor, um tema na área do controlo de sistemas aeroespaciais (aviões, satélites, foguetões ou veículos espaciais) ou um tema no domínio aeroespacial de interesse para o aluno, que se concretizará num relatório técnico do projeto e/ou num artigo científico. Havendo possibilidade de realizar um estágio, é possível também que o projeto seja realizado localmente em empresas. Os relatórios dos projetos/estágios serão, no final da unidade curricular, objeto de uma apresentação e de uma defesa perante o professor e os demais colegas. Os artigos científicos produzidos serão submetidos para publicação em revistas nacionais ou internacionais ou em conferências da especialidade.

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 15

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP1393-2407

Disciplinas complementares recomendadas

Projeto I

Projeto II

 

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1) Regras para a elaboração de relatórios técnico-científicos e artigos científicos.

2) Etapas de um projeto de simulação numérica.

3) Modelação de um sistema dinâmico.

4) Método de controlo ótimo LQR.

5) Outros métodos de controlo.

6) Filtros de Kalman.

7) Análise e discussão dos trabalhos.

8) Apresentação dos trabalhos.

Objetivos

Um dos objetivos fundamentais da unidade curricular de projeto III é que os alunos desenvolvam a capacidade de realizar um projeto técnico-científico com um determinado grau de autonomia no domínio aeroespacial. Pretende-se que os alunos desenvolvam a aptidão de resolver problemas complexos, apresentando um certo grau de detalhe, de analisar trabalhos da área com pensamento crítico, e de justificar as decisões tomadas ao longo de um projeto. Pretende-se também incentivar o gosto por atividades de investigação. No que respeita a trabalhos na área do controlo de sistemas aeroespaciais, pretende-se dotar os alunos com conhecimentos de programação com vista à simulação computacional do controlo destes sistemas.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia adotada na unidade curricular de projeto III pretende induzir uma aprendizagem gradual dos conceitos teóricos e práticos adquiridos quer na sala de aula quer através de atividades de investigação, de forma a estimular uma aprendizagem contínua do aluno. As atividades de investigação são fortemente incentivadas de modo a que o aluno possa desenvolver a capacidade de realizar um trabalho na área aeroespacial com certo grau de autonomia.

 

A avaliação será baseada na qualidade do relatório técnico ou artigo científico apresentado e/ou submetido a uma revista ou conferência nacional/internacional (80%) e na qualidade e argumentação da defesa do trabalho (20%). De acordo com o Regulamento de Avaliação da ULP, o aluno poderá escolher o regime de avaliação: contínua ou final, sendo que na época de exame o aluno terá de entregar igualmente um relatório de projeto/artigo científico.

Bibliografia principal

  • P. H. Zipfel, Modeling and Simulation of Aerospace Vehicle Dynamics, 2nd ed., American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), 2007.
  • B. D. O. Anderson & J. B. Moore, Optimal Control: Linear Quadratic Methods, 12th ed., Dover Publications, 2007.
  • A. Tewari, Advanced Control of Aircraft, Spacecraft and Rockets, 1st ed., Wiley, 2011.

 

Horário de Atendimento

A combinar entre o docente e os alunos.