Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Projeto II

Apresentação

A disciplina funciona com um orientador com experiência em desenvolvimento de produto aeroespacial que orienta, individualmente, trabalhos de Seminário. Cada aluno desenvolve, ao longo da disciplina, um certo tema da área de Design e Desenvolvimento Aeroespacial, que será concretizado num relatório técnico de optimização multidisciplinar de uma da aeronave. Este será objecto de apresentação e defesa perante um professor/orientador.

No âmbito da coordenação da disciplina serão realizadas aulas e sessões, dirigidas a todos os alunos inscritos na disciplina, que abordarão os seguintes tópicos:

Regras de funcionamento da disciplina;

Regras para a elaboração de relatórios técnico-científicos;

Análise e discussão de trabalhos ¿ exemplos;

Apresentação de relatórios de trabalhos técnico-científicos ¿ exemplos;

Processo de design e performance de aeronaves

Análise e discussão dos trabalhos.

Apresentação do relatório técnico.

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP1393-512

Disciplinas complementares recomendadas

Projeto I

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

  1. Detalhe de actividades de áreas técnica do desenvolvimento de aeronaves
  2. Metodlogias de optimização
  3. Estudos de trade-off
  4. Relatorios Técncios

Objetivos

Tornar o aluno capaz de possuir:

Autonomia no desenvolvimento de um projecto de estudo técnico-científico na área de Design e Desenvolvimento Aeroespacial, bem como a capacidade para o executar.

Conhecimento de regras de elaboração e apresentação de um relatório de estudo e investigação.

Conhecimento dos processos essenciais ao desenvolvimento de uma aeronave assim como metodologias associadas, como a gestão de projetos ou engenharia de sistemas complexos.

Capacidade de exposição oral e defesa pública de um trabalho

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologia: O método de ensino visa incentivar a iniciativa do aluno no processo educativo da sua própria formação. A estrutura das aulas é composta por aulas de ensino teórico, prático e de seminário. Nas aulas práticas o aluno apresentará o que foi apreendido por ele, seguindo-se depois uma discussão sobre os novos conhecimentos e sobre algumas linhas de orientação principais que poderá ajudar na condução do seu trabalho.

AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada por apreciação do Relatório Final e apresentação e defesa do trabalho perante o professor (0,5H), de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP) e Regulamento de Funcionamento da Disciplina.

Bibliografia principal

  • Atendendo a que a disciplina assenta na realização de trabalhos diversificados pelos alunos, cada um sob orientação de um professor, a bibliografia e outros elementos de consulta ficam dependentes do tipo e do âmbito de cada um desses mesmos trabalhos. Principais livros de consulta:

    [1] ¿ Raymer DP. Aircraft design: a conceptual approach. Reston (VA): American Institute of Aeronautics and Astronautics, Inc.; 2006, p. 1¿10.

    [2] ¿ Anderson, J.D.; Introduction to Flight, 7th Edition, McGraw Hill, Maryland, 2012

    [3] ¿ Jenkinson, L.R., Marchman, J.F.; Aircraft Design Projects for Engineering Students; 1st Edition, Butterworth Heinmann, Oxford, 2003

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Filipe Maia

TBD

TBD