Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Projeto I

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULP1393-90

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A disciplina funciona com um conjunto de Professores Orientadores (doutorados e mestres) que orientam, individualmente, trabalhos de Seminário. Cada grupo de alunos (4 no máximo) desenvolve, ao longo da disciplina, um certo tema da área de Design e Desenvolvimento Aeroespacial, que será concretizado num relatório técnico do conceito da aeronave. Este será objecto de apresentação e defesa perante um júri.
No âmbito da coordenação da disciplina serão realizadas aulas e sessões, dirigidas a todos os alunos inscritos na disciplina, que abordarão os seguintes tópicos:
Regras de funcionamento da disciplina;
Regras para a elaboração de relatórios técnico-científicos;
Análise e discussão de trabalhos ¿ exemplos;
Apresentação de relatórios de trabalhos técnico-científicos ¿ exemplos;
Processo de design e performance de aeronaves
Análise e discussão dos trabalhos.
Apresentação do relatório técnico.

Objetivos

Tornar o aluno capaz de possuir:
Autonomia no desenvolvimento de um projecto de estudo técnico-científico na área de Design e Desenvolvimento Aeroespacial, bem como a capacidade para o executar.
Conhecimento de regras de elaboração e apresentação de um relatório de estudo e investigação.
Conhecimento dos processos essenciais ao desenvolvimento de uma aeronave assim como metodologias associadas, como a gestão de projetos ou engenharia de sistemas complexos.
Capacidade de exposição oral e defesa pública de um trabalho.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

-Capacidade de analisar um problema complexo, como é o desenvolvimento de um conceito de uma aeronave, e aplicar vários métodos para determinar, apresentar e defender o conceito desenvolvido pela equipa que integra;
- Trabalho em equipa multidisciplinar;
- Capacidade de investigação e desenvolver uma linha de pensamento apresentando uma solução tendo por base metodologias de cálculo de peso preliminar da aeronave e performance da mesma;

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologia: O método de ensino visa incentivar a iniciativa do aluno no processo educativo da sua própria formação. A estrutura das aulas é composta por aulas de ensino teórico, prático e laboratorial. Nas aulas práticas o aluno apresentará o que foi apreendido por ele, seguindo-se depois uma discussão sobre os novos conhecimentos e sobre algumas linhas de orientação principais que poderá ajudar na condução do seu trabalho.
AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada por apreciação do Relatório Final e apresentação e defesa do trabalho perante um júri (1,5H), de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP) e Regulamento de Funcionamento da Disciplina.

Bibliografia principal

Atendendo a que a disciplina assenta na realização de trabalhos diversificados pelos alunos, cada um sob orientação de um professor, a bibliografia e outros elementos de consulta ficam dependentes do tipo e do âmbito de cada um desses mesmos trabalhos. Principais livros de consulta:
[1] Raymer DP. Aircraft design: a conceptual approach. Reston (VA): American Institute of Aeronautics and Astronautics, Inc.; 2006, p. 1¿10.
[2] Anderson, J.D.; Introduction to Flight, 7th Edition, McGraw Hill, Maryland, 2012
[3] Jenkinson, L.R., Marchman, J.F.; Aircraft Design Projects for Engineering Students; 1st Edition, Butterworth Heinmann, Oxford, 2003.