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Universidade Lusófona do Porto

Introdução ao Pensamento Contemporâneo

Apresentação

Esta UC  da área das Ciências Sociais pretende dotar o estudante de  conhecimentos histórico filosóficos  de forma a que este possa  desenvolver uma atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social.

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP1393-117

Disciplinas complementares recomendadas

N/A

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1-A Génese do Pensamento contemporâneo

2. Pensamento político moderno ¿ Maquiavel e o Príncipe; Hobbes e o Leviathan

3. Grandes pensadores da viragem do Antigo Regime para o mundo Contemporâneo: Os exemplos de Locke e  Rousseau;

4. Revolução Industrial, socialismo utópico e socialismo científico;

5. De Adam Smith a Milton Friedman. As mudanças do pensamento económico

6. A Globalização: a revolução da sociedade da Informação e o cosmopolitismo.

Objetivos

Adquirir conhecimentos históricos e desenvolver a atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social;

Adquirir  conhecimentos de caráter interdisciplinar que permitam aos estudantes obter instrumentos para uma melhor compreensão da sociedade atual;

Incutir nos estudantes práticas de investigação sobre pensadores contemporâneos, de forma a construírem progressivamente uma bagagem cultural adequada aos desafios desta UC e de uma aprendizagem ao longo da vida;

Identificar as teorias que explicam o mundo atual;

Apreender a tomar decisões em enquadramento social e político;

 Perceber o contexto de desenvolvimento do pensamento contemporâneo;

Desenvolver  um trabalho prático e colaborativo, com recurso a uma investigação orientada, análise e síntese de artigos científicos.

Metodologias de ensino e avaliação

A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto. Consiste na realização de dois testes e um trabalho de grupo. A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética simples das classificações obtidas nos três elementos da avaliação (30% em cada teste; 30% no trabalho e 10% na participação e apresentação do trabalho). Deverá comparecer a 70% das aulas previstas (limite de faltas 4 aulas de 3h). Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a um exame na época de recurso, mas apenas no caso de terem comparecido a pelo menos um dos três elementos realizados no âmbito da avaliação contínua. O exame de recurso versará toda a matéria lecionada e estará organizado em três partes. Cada uma dessas partes estará cotada para 20 valores e incidirá sobre a matéria avaliada em cada um dos três elementos da avaliação contínua.

Bibliografia principal

  • Amaral, D. F. (2012). História do Pensamento Político Ocidental. Coimbra: Almedina.

    Foucault, M.  (2005). A Arqueologia do Saber. Coimbra: Almedina

     Fukuyama, F. (1992). O Fim da História. Lisboa: Circulo dos Leitores.

    Giddens, A. (2009). Sociologia. Lisboa: F. C. Gulbenkian.

    Kilcullen, J (ed.)  Medieval Political Philosophy, The Stanford Encyclopedia of Philosophy, Edward N. Zalta (ed.).

    Neves, F. (2007). Introdução ao Pensamento Contemporâneo. Lisboa: Edições Lusófonas

     Prélot, Marcel e Georges Lescuyer (2001). Histoire da Idées Politiques, (14ª ed.) Paris: Dalloz.

    Vignaux, P. (1994). A Filosofia na Idade Média  Lisboa:  Presença.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Alcina Manuela de Oliveira Martins

 

 segundas feiras das 17h45m às 18hh45m

Gabinete da Biblioteca