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Universidade Lusófona do Porto

Introdução ao Pensamento Contemporâneo

Apresentação

Esta UC  da área das Ciências Sociais pretende dotar o estudante de  conhecimentos histórico filosóficos  de forma a que este possa  desenvolver uma atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social.

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP1393-117

Disciplinas complementares recomendadas

N/A

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Topologias do pensamento mitolo¿gico e metafi¿sico: natureza ci¿clica, magia e religia¿o

 

2. A Modernidade tecno-cienti¿fica como ruptura: racionalismo, progresso cumulativo, utopia, a natureza como objecto matriza¿vel, a Enciclope¿dia do Iluminismo

 

3. A crise da Modernidade e do optimismo positivista: as contradic¿o¿es do progresso e os limites da cie¿ncia

 

4. O Marxismo como pensamento da transic¿a¿o epocal: genealogia da po¿s-modernidade

 

5. As vanguardas arti¿sticas e a crise da representac¿a¿o mime¿tica do real

 

6. As primeiras fotografias exteriores da Terra: Universalismo e contra-cultura

 

7. Uma histo¿ria alternativa da globalizac¿a¿o: da nuvem nuclear a¿ nuvem de dados

 

8. Cultura da Po¿s-produc¿a¿o: o circulacionismo das imagens, a apropriac¿a¿o e o arquivo digital como museu total

 

9. As tecnologias da ligac¿a¿o e a ideia cosmopolo¿tica: entre a comunidade global e a crise ecolo¿gica

 

10. Do po¿s-humano ao imagina¿rio da extinc¿a¿o: deriva sobre os fo¿sseis do futuro

Objetivos

Adquirir conhecimentos históricos e desenvolver a atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social;

Adquirir  conhecimentos de caráter interdisciplinar que permitam aos estudantes obter instrumentos para uma melhor compreensão da sociedade atual;

Incutir nos estudantes práticas de investigação sobre pensadores contemporâneos, de forma a construírem progressivamente uma bagagem cultural adequada aos desafios desta UC e de uma aprendizagem ao longo da vida;

Identificar as teorias que explicam o mundo atual;

Apreender a tomar decisões em enquadramento social e político;

 Perceber o contexto de desenvolvimento do pensamento contemporâneo;

Desenvolver  um trabalho prático e colaborativo, com recurso a uma investigação orientada, análise e síntese de artigos científicos.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas te¿m um cara¿cter teo¿rico-pra¿tico, sendo a exposic¿a¿o dos conteu¿dos programa¿ticos feita oralmente pelo docente, a partir da bibliografia seleccionada e com recurso a¿ projecc¿a¿o de elementos audiovisuais complementares. O debate com os estudantes e¿ incentivado.

Avaliac¿a¿o: Conti¿nua com Prova Final

Elementos de avaliac¿a¿o: - concepc¿a¿o de video-ensaio ou de um booklet a partir de um ou mais temas do programa (45%) - freque¿ncia final (55%)

O estudante devera¿ frequentar obrigatoriamente pelo menos 75% das aulas.

Bibliografia principal

AA. VV. (2018) Posthuman Glossary, Ed. R. Braidotti; M. Hlavajova. Londres: Bloomsbury

 

Agamben, G. (2006). "O que e¿ o contempora¿neo". In Nudez . Lisboa, Relo¿gio d'A¿gua, 2010.

 

Bogalheiro, M. (2020) "Nostalgia, o cancelamento do futuro e o arquivo paradoxal." In Revista de Comunicac¿a¿o e Linguagens - Counter-Image , no 52. Lisboa: ICNOVA

 

Bourriaud, N. (2004) Po¿s-Produc¿a¿o: Como a Arte Reprograma o Mundo Contempora¿neo. Martins-Fontes, 2009

 

Descola, P. (2015) Par-del`a nature et culture . Paris: Folio.

 

Freud, S. (1919) O Inquietante. In Obras Completas, Vol. 14 . Companhia das Letras.

 

Fuller, B. (1969) Operating Manuel for spaceship Earth . lars Muller Publishers, 2008

 

Marx, Karl. (1867) Capital: A Critique of Political Economy, Vol. I. London: Penguin Books, 1990

 

Sloterdijk, P. (2018) What Happened in the Twentieth Century? Towards a Critique of Extremist Reason . Cambridge: Polity Press

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Manuel Bogalheiro

14h - 16h - Sextas-feiras

A designar mediante marcação por e-mail com o docente.