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Universidade Lusófona do Porto

Inovação e Empreendedorismo

Apresentação

A presente Unidade Curricular visa apresentar problemas gerais do empreendedorismo e da inovação enquanto práticas da gestão fatores de desenvolvimento e fontes de geração de riqueza; caracterizar o processo de inovação na sociedade, nas empresas, nos produtos e mercados, destacar a natureza do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para o sucesso do negócio, sobretudo em relação ao aproveitamento de oportunidade e ideias inovadoras; sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora, discutir a aplicação dos fundamentos de inovação à gestão de produtos; e perceber como empresas aplicam ideias inovadoras para oferecer soluções e aproveitar oportunidades. Todos estes conteúdos são orientados à aplicação no mundo real, o que é refletido nos conteúdos programáticos e nas metodologias de ensino e avaliação.

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP1393-10784

Disciplinas complementares recomendadas

Esta disciplina requer o domínio de alguns conhecimentos básicos desenvolvidos em disciplinas anteriores, como de Gestão e de Marketing. No mais, os conteúdos abordados representam um arcabouço técnico importante para o desenvolvimento de novas ideias de negócio, o que deverá ser útil para o projeto de final de curso.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. Introdução ao empreendedorismo: A perspetiva empreendedora
  2. O perfil e os tipos de empreendedor
  3. O processo empreendedor
  4. Ideias e oportunidades
  5. O plano de Negócios
  6. Fontes de financiamento
  7. Por que inovar?
  8. Tipos de inovação
  9. Inovação na gestão 
  10. Processo de inovação 
  11. Iniciativas de inovação na gestão 
  12. Inovação na promoção: o papel da realidade virtual

Objetivos

Ao da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

 

  1. Perceber o processo empreendedor, nomeadamente como as empresas o empregam para obter vantagens competitivas;
  2. Concretizar ideias e convertê-las em negócio viáveis;
  3. Elaborar um plano de negócios de um novo empreendimento;  
  4. Definir a estratégia do novo negócio, incluindo o plano operacional e o financeiro.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas incluem, além da componente expositiva, uma componente de discussão, baseada em casos reais e atividades interativas, que visam desenvolver a autonomia e a visão crítica e holística dos alunos em relação à inovação e ao processo empreendedor. A avaliação, por sua vez, inclui quatro elementos: dois trabalhos de grupo e duas provas escritas. O primeiro trabalho - Pitch - serve o propósito da apresentação inicial da ideia de projeto a desenvolver; e o segundo será o trabalho final - consistindo na elaboração de um plano de negócios para uma nova ideia empreendedora;  As duas frequências consistem em testes escritos, que poderão incluiir a resolução de casos práticos. O primeiro trabalho corresponde a 10% da nota final e o segundo trabalho (final) a 40%, enquanto cada uma das frequências corresponde a 25% da nota final.

Bibliografia principal

  • Drucker, P. (2006). Innovation and Entrepreneurship, Harper Business
  • Hisrich, Peters, Shepherd (2017). Entrepreneurship, New York, McGraw-Hill Education.
  • OCED (2006). Innovation and Growth in Tourism.
  • Wickham, P. (2006). Strategic Entrepreneurship 4th ed. Essex, Pearson Education Limited.

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