Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Inovação e Empreendedorismo

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP1393-10784

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

 

 

  1. Inovação: Conceitos e etapas fundamentais. Determinantes, efeitos e barreiras. Distinção entre criatividade e mudança. Como medir inovação. A inovação nas organizações.
  2. Empreendedorismo: Evolução histórica. Desenvolvimento económico e empreendedorismo. Formas de empreendedorismo. O processo empreendedor. O intra-empreendedorismo como ferramenta motivacional e geradora de inovação.
  3. Oportunidade e ideia de negócio: Fontes de novas ideias, nascimento, avaliação e desenvolvimento. A proteção das ideias, o modelo de negócio e as redes relacionais. Modelo de Orientação de Mercado. Modelo de Inovação & Diferenciação 8P.
  4. Informação sobre o mercado e setor de atividade: Análise do mercado e da indústria. Análise SWOT-GO. Testes de mercado e de marketing.
  5. Equipa, parcerias e processos: Recursos. Construir uma equipa e liderar pessoas.
  6. Implementação do negócio: Modelos básico e avançado de criação de negócios.
  7. Impacto na sociedade: Modelos REQI e COSI.

Objetivos

Criar consciência sobre a importância do empreendedorismo como competência aplicável em novos e em negócios estabelecidos; Facultar conhecimentos e técnicas sobre como desenvolver um modelo de negócio e um plano de negócios para uma ideia inovadora; Proporcionar meios e caminhos para as análises teóricas e práticas dos ambientes interno e externo às empresas; Ativar uma atitude empreendedora no aluno; Estimular a compreensão do processo de deteção e de análise das oportunidades de negócio; Facultar meios para as análises da possibilidade e da exequibilidade económica e financeira de um negócio.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas presenciais teórico-práticas baseiam-se na exposição dos conteúdos do programa e na discussão de casos de organizações que se enquadram no Modelo de Inovação & Diferenciação 8P. Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais. Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas, a desenvolverem a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.

AVALIAÇÃO:

- Teste - sem consulta - (60%) - 17-06-2020

- Trabalho de grupo (n.º máximo de alunos: 3; n.º máximo de páginas: 10) - (40%: 40% oral + 60% escrita) - 27-05-2020 e 03-06-2020

Bibliografia principal

  • Carvalho, J. M. S. (2016). Inovação & Empreendedorismo. Porto: Vida Económica.
  • Cruz, E. (2012). Criar uma empresa de sucesso. Lisboa: Edições Sílabo.
  • Duarte, C. & Esperança, J. P. (2014). Empreendedorismo e Planeamento Financeiro (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
  • Ferreira, M. P., Santos, J. C. & Serra, F. R. (2010). Ser Empreendedor -  Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Edições Sílabo.
  • Portugal, M. N. (2017). Empreendedorismo (2ª ed.). Lisboa: Escolar Editora.
  • Saraiva, P. M. (2011). Empreendedorismo. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
  • Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação (3ª ed.). Lisboa: Escolar Editora.
  • Silva, E. S. & Monteiro, F. (2014). Empreendedorismo e Plano de Negócio. Porto: Vida Económica.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala