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Universidade Lusófona do Porto

Gestão de Recursos Humanos

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULP1393-523

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 A Gestão dos Recursos Humanos ¿ conceitos, contexto, envolventes, atividades e desafios
2 Análise das funções dos Recursos Humanos
3- Avaliação do desempenho
4 Seleção e Recrutamento
5 Gestão de carreiras
6 Sistemas de recompensas

Objetivos

1 - Retratar a origem histórica da função de RH e enquadrá-la no âmbito organizacional.
2 - Compreender e descrever as principais etapas de um plano de avaliação de funções no âmbito dos RH.
3 - Planear a justificar as principais fases da avaliação de desempenho.
4 - Distinguir entre seleção e recrutamento e identificar as principais etapas de ambos os processos.
5 - Compreender o conceito de carreira.
6 - Distinguir entre os vários elementos de um sistema de recompensas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Interpretar o enquadramento/contexto da função de Recursos Humanos.
Aprender a gerir pessoas tendo em vista o melhor desempenho das organizações e a realização pessoal dos seus membros.
Identificar os principais conceitos do RH no diagnóstico e Intervenção organizacionais.
Relacionamento Interpessoal.
Orientação para o espírito crítico.
Abertura à inovação.
Comunicação Interpessoal.

Metodologias de ensino e avaliação

O método de avaliação estipulado é o contínuo, o que implica que cada aluno deverá ser avaliado em função de quatro elementos:

Frequência (sem consulta) (40%)
Case study (em grupo e sem consulta) (20%: 40% oral + 60% escrita)
Trabalho de grupo ¿ para entrega e apresentação/defesa (25%: 40% oral + 60% escrita)
Participação ao longo das aulas (15%). Serão realizadas três aulas práticas (de discussão)

Nota: No trabalho, no case-study e na participação a nota mínima é de 6 valores. Na frequência, a nota mínima é de 9 valores. Abaixo dessas notas, os alunos passam para a avaliação final. Um aluno que tire uma classificação abaixo dos valores anteriomente referidos, sai da avaliação contínua, independentemente da média final obtida.
Ou:
Avaliação Final Exame (100%) (sem consulta)

Bibliografia principal

Antunes, M. S. (2013). Gerir Pessoas ¿ 14 exemplos de boas práticas em Portugal. Lisboa: Sílabo.
Câmara, P. B., Guerra, P. B. & Rodrigues, J. V. (2013). Novo Humanator ¿ Recursos Humanos & Sucesso Empresarial. Lisboa: Dom Quixote.
Chiaventao, I. (2009). Gestão de Pessoas, 3ª ed., Rio de Janeiro: Campus.
Gomes, J. F. et al (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano, 3ª ed., Lisboa: Sílabo.
Mitchell, B. & Gamlem, C. (2017). The Big Book of HR. UK: Paperback.
Neves, A. L. & Costa, R. F. (2012). Gestão de Recursos Humanos de A a Z. Lisboa: RH.
Peretti, J. (2015). Recursos Humanos, 3ª ed., Lisboa: Sílabo.
Sekiou, L. et al (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa: Piaget.
Silva. V. P. G. (2018). Dicionário de Gestão de Recursos Humanos, Lisboa: Sílabo.