Cálculo III
Apresentação
Esta unidade curricular (UC) faz parte do plano curricular da presente licenciatura. São lecionados as bases da matemática sobre equações diferenciais e métodos de cálculo, necessárias para a aprendizagem com sucesso das unidades curriculares subsequentes. No final desta disciplina, o estudante deve saber: - dominar os conhecimentos técnicos em matemática fundamental, nomeadamente, as equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem ou ordens superiores, os sistemas de equações diferenciais, as transformadas integrais de Laplace; - modelar problemas de engenharia em estado transiente aplicando os conhecimentos adquiridos; - ter capacidade para analisar situações complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta; - saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares.
Curso
Ciências de Engenharia Aeroespacial
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULP1393-7608
Disciplinas complementares recomendadas
Cálculo I + Cálculo II
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Introdução às EDO. Formulação e soluções. Ordem e grau. Problemas de Valor Inicial. Solução geral e particular. Existência e unicidade de soluções. Aplicações. 2. Equações diferenciais de 1ª ordem. Equações diferenciais de variáveis separáveis, homogéneas, exatas, lineares e redutíveis a estes tipos. Fator integrante. 3. Equações dif lineares de ordem superior à primeira. Solução geral de uma equação com coeficientes constantes. Método dos coeficientes indeterminados. 4. Sistemas de equações diferenciais lineares de 1ª ordem. Sistemas homogéneos de coeficientes constantes e sua resolução. 5. Transformada de Laplace. Definição, interpretação e propriedades. Função Degrau de Heaviside e Impulso de Dirac. Convolução Aplicação às equações diferenciais. 6. Transformada de Fourier. Definição, interpretação e propriedades. Aplicações. Equações derivadas parciais.
Objetivos
O principal objetivo desta disciplina é dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e técnicas analíticas fundamentais para o estudo do comportamento de fenómenos e problemas de engenharia que possam ser modelados por equações diferenciais. Mais especificamente, através de diversas estratégias de carácter teórico e prático, pretende-se que os estudantes possam aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre sobre as equações diferenciais ordinárias de 1ª e de 2ª ordens, dos sistemas de equações diferenciais ordinárias, e das Transformadas de Laplace e de Fourier.
Metodologias de ensino e avaliação
METODOLOGIA DE ENSINO: as metodologias de ensino adotadas nesta unidade curricular visam incentivar a participação e restituir a iniciativa do estudante no processo educativo da sua própria formação. A estrutura das aulas é dividida em aulas teóricas, utilizando o método expositivo e interativo, ou ainda, apresentação de assuntos por audiovisuais, e aulas práticas e laboratoriais, onde os estudantes são confrontados com problemas, a realizar individualmente ou em grupo, com a ajuda do professor, onde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos. A relação estudante/docente torna-se bastante mais favorável nestas aulas uma vez que se encontram reunidas as condições adequadas para uma maior participação em aula. AVALIAÇÃO: A avaliação adotada nesta unidade curricular é a avaliação contínua 2 provas escritas, com ponderações iguais e nota mínima 7 valores). Podem também fazer o exame de recurso, de acordo com o Regulamento de Avaliação da ULP.
Bibliografia principal
- Azenha, A., Jerónimo, M. E. (1995), Elementos de Cálculo Diferencial e Integral em IR e IRn, Editora MacGraw Hill. - Kreyszig, E. (1998), Advanced Engineering Mathematics (6th Edition), Wiley. - Textos de apoio e coleções de exercícios fornecidos ao longo das aulas pelos docentes.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Cândida Manuel 8:30-9:30 (3ªf) a indicar