Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Técnicas de Expressão Escrita

Apresentação

A Unidade Curricular de Técnicas de Expressão Escrita é essencial para desenvolver técnicas de escrita de textos de tipologia diversa: textos académicos, textos multiusos, textos administrativos, textos de imprensa e textos literários. Esta Unidade Curricular, através da dinâmica da escrita e da comunicação, contribui para o desenvolvimento da autoconfiança e da criatividade, como marca pessoal, e para a formação de perfis especializados e potenciadores de sucesso profissional.

Curso

Ciências da Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP451-1412

Disciplinas complementares recomendadas

Metodologias de Análise do Texto e do Discurso

Técnicas de Escrita Jornalística

Transmedia e Narrativas Digitais

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 - Da palavra ao texto

- Processos de formação de palavras

- Princípios constitutivos do texto: coerência, coesão, conexão

- Oração, frase e parágrafo

2 - O que é escrever?

- Etapas do processo redacional: planificação; textualização; revisão

3 - Tipologias de textos

- Estrutura de textos académicos: a recensão; o relatório; o resumo; a síntese; a dissertação; o

comentário;

- Estrutura de textos jornalísticos: notícia, editorial, crónica, artigo de opinião, reportagem, entrevista, texto de divulgação

- Estrutura de textos utilitários: ata, relatório, requerimento, curriculum vitae

- Características do texto icónico

4 - Texto e discurso

- Géneros discursivos

- Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa.

Objetivos

- Melhorar a qualidade da expressão escrita dos estudantes;

- Dotar os estudantes de ferramentas de organização de raciocínio;

- Aplicar técnicas de comunicação e expressão escrita de forma a atuar eficazmente em qualquer situação;

- Desenvolver competências gramaticais, discursivas e sócio-culturais.

Metodologias de ensino e avaliação

Apresentação e exposição dos conteúdos programáticos com utilização de métodos de aprendizagem ativa: análise e discussão de textos, leitura de artigos e obras, resolução de problemas, descoberta de incorreções linguísticas e produção individual de textos.

A avaliação será do tipo contínuo e dará relevância a exercícios práticos levados a cabo durante a atividade letiva, num total de quatro exercícios para avaliação, com peso de 25% cada.

Bibliografia principal

  • Bassols, M., & Torrent, A. (2003). Modelos Textuales: Teoría y prática (3a Ed.). Eumo & Octaedro. https://doi.org/978-84-9921-355-2

  • Hamp-Lyons, L., & Heasley, B. (2006). Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes (1.a). Cambridge U. Press.

  • Moreira, V., & Pimenta, H. (2021). Gramática de Português - 3.o Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Porto Editora.

  • Pratica e Aprende - Gramática prática de Português. (2022). Porto Editora.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Cláudia Monteiro

Quinta-feira, das 11.30 às 13.30 horas, mediante marcação prévia