Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Metodologias de Análise do Texto e do Discurso

Apresentação

A Unidade Curricular de Metodologias de Análise do Texto e do Discurso permite aos estudantes conhecer os métodos, perspetivas e objetivos de diferentes abordagens do texto e do discurso, bem como mobilizar e aplicar conhecimentos linguísticos e semióticos necessários à produção da análise textual e discursiva

Curso

Ciências da Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP451-2347

Disciplinas complementares recomendadas

Retórica

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. Conceitos em Teoria do Discurso e do Texto
  2. Gramaticalidade
  3. Sintaxe, Semântica e Pragmática
  4. Atos de Fala.
  5. Abordagens em Linguística e Semiótica / Sociolinguística e Sóciossemiótica
  6. Tipos e Géneros discursivos (palavra e frase. Imagem e comunicação não verbal)
  7. Texto e Contexto
  8. Análise de Conteúdo e Análise de Discurso – Teorizações e Metodologias.
  9. Discurso, sociedade e ideologia (teorizações)
  10. Análise Crítica do Discurso (Princípios e métodos)

Objetivos

1 - Desenvolver competências a nível da oralidade e da escrita;

2 - Dominar um conjunto de meios operatórios conducentes à análise do discurso;

3 - Reconhecer métodos, perspetivas e objetivos de diferentes abordagens do texto e do discurso;

4 - Desenvolver competências e instrumentos linguísticos necessários à produção de análises discursivas e textuais;

5 - Analisar diferentes tipos de textos e discursos;

6 - Apropriar-se de algumas das técnicas usadas na produção dos diferentes tipos de texto;

7 – Incursões na analítica da imagem

Metodologias de ensino e avaliação

Apresentação e exposição dos conteúdos programáticos com utilização de métodos de aprendizagem ativa: análise e discussão de textos, leitura de artigos e obras, contacto, exercitado, com a análise de um mesmo tema visto sob várias perspetivas e correntes, resolução de problemas, produção continuada de textos e de discursos em trabalho individual e em grupo.A avaliação será do tipo contínuo, com os seguintes elementos de avaliação: trabalho escrito apresentado oralmente (individual ou em grupo de 3 pessoas máximo) (40%) Submissão de ensaio final escrito (40%) Trabalhos de investigação com discussão de resultados (50%) e 10% por participação em aula.

Bibliografia principal

BARTHES, R.(s.d.) Mitologias. Edições 70.

COSTA, J. & AGUIAR E SILVA, V. (2008). Dicionário terminológico. Ministério da Educação.

DIJK, T. A. van (2018). Discurso, notícia e ideologia. Estudos na análise crítica do discurso. Famalicão: Edições Húmus.

FAIRCLOUGH, N. (2001). Discurso e Mudança Social. Editora Universidade de Brasília.

FOUCAULT, M. (1997 [1970]). A ordem do discurso. Relógio d’Água.

GEE, J.P. & HANDFORD, M. (2012). The Routledge handbook of discourse analysis. Routledge.

MARTINS, M. de L. (2004). Semiótica. Braga: Centro de Estudos Comunicação e Sociedade / Repositorium Universidade do Minho.

ORLANDI, E. P. (1999). Análise de Discurso – Princípios & Procedimentos. Pontes.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala