Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Metodologias de Análise da Imagem

Apresentação

A actual sobreexposição às imagens nem sempre nos autoriza um olhar atento sobre a sua dimensão cultural e mediaticamente construída, dando muitas vezes lugar a uma percepção que naturaliza as imagens e as suas estratégias comunicacionais. Esta unidade curricular debruça-se sobre os diversos «enquadramentos» a que as imagens são sujeitas, considerando a sua importância para a recepção visual , designadamente para os actos de interpretação. Os géneros da imagem fotojornalística e da imagem publicitária assumir-se-ão aqui como estudos de caso particulares dos usos argumentativos da imagem, da sua relação com as mensagens verbais, assim como do profundo investimento estético de que o visual é hoje um objecto privilegiado.

Curso

Ciências da Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP451-1417

Disciplinas complementares recomendadas

Semiótica

História da Publicidade

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Imagem e representação

      1.1.       O que é a imagem?                                              

      1.2.       A imagem enquanto signo;

      1.3.       A constituição do signo em F. Saussure e em C.S. Peirce;

      1.4.       O ícone, o índice e o símbolo;                                                           

2. A interpretação visual

     2.1.      Denotação versus conotação: os mecanismos associativos;    

     2.2.      Os códigos visuais;

     2.3.      Elementos formais e saberes técnicos;

     2.4.       A imagem e o texto: ¿ancoragem¿ e ¿ligação¿;  

     2.5.       A retórica das imagens.                                                                     

3.  A imagem e o Homem

     3.1       A imagem e a visão na cultura ocidental;               

      3.2.      Imagem, técnica e ¿imagem técnica¿: definição e especificidades;                           

      3.3.      A crença no fotográfico: «fotografia e verdade»; 

Objetivos

Fornecer conceitos e enquadramentos teóricos que permitam pensar e analisar imagens. Fazer compreender a evolução dos pensamentos sobre as imagens e suas implicações na actualidade. Analisar a incidência de mecanismos de veridicção na imagem fotográfica. Interpretar imagens identificando códigos visuais, elementos paratextuais, enquadramentos mediático diversificados e mecanismos de conotação. 

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas serão teórico-práticas, ou seja, a exposição oral dos temas do programa será acompanhada de exemplos práticos, de discussões de textos e de exercícios de análise de imagem. 

A avaliação desta unidade curricular (u.c.) é contínua e estrutura-se do seguinte modo: uma frequência (60%) e dois exercícios de análise de imagem executados com o grupo de trabalho (20%) e individualmente (20%). 

Aos momentos de avaliação acima descritos, acresce a possibilidade de cada grupo de trabalho poder fazer a apresentação oral de um dos textos propostos para discussão nas aulas (textos 1 a 6). Esta apresentação será cotada de 0,5 a 3 valores, e contará como majoração à nota final da avaliação contínua. 

Devido ao contexto de pandemia de Covid-19 pode ser necessário recorrer ao ensino à distância, utilizando a plataforma Zoom.

 

 

Bibliografia principal

BARTHES, Roland (1984), «Retórica da imagem» em O óbvio e o obtuso, Lisboa, Edições 70

BELTING, Hans (2011), A verdadeira imagem, Lisboa, Dafne Editora.

DUBOIS, Philippe (1991), O acto fotográfico, Lisboa, Vega.

GERVEREAU, Laurent, Ver, compreender, analisar as imagens, Lisboa, Ed. 70, 2007 

JENKS, Chris (1995), Visual Culture, Londres e Nova Iorque, Routledge.

JOLY, Martine (1999), Introdução à análise de imagem, Lisboa, Edições 70

JOLY, Martine (2003), A imagem e a sua interpretação, Lisboa, Edições 70

JOLY, Martine (2005), A imagem e os signos, Lisboa, Edições 70

LISTER, Martin (1995), The photographic image in digital culture, Londres, Routledge.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala