Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Infografia e Paginação Digital

Apresentação

A unidade curricular de Infografia e Paginação Digital aborda os principais temas que estão na origem da criação de conteúdos informativos visuais, incentivando uma posição crítica por parte dos estudantes para a conceptualização de novas abordagens na relação texto e imagem. Temas como a micro e macro tipografia, imagem, cor, foco e síntese visual serão abordados através da teoria, estudos de caso e exercícios práticos estimulando a concretização de projetos visuais que materializem conceitos abrangentes e atuais.

Num mundo cada vez mais visual e em constante transformação é fundamental dominar os recursos visuais para comunicar neste contexto. Esta unidade curricular pretende capacitar os estudantes nesse sentido.

Curso

Ciências da Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP451-2-22567

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Sistemas de navegação. A infografia – análise e construção de narrativas visuais de modo a informar de modo funcional e apelativo. Paginação digital.

1. Metodologia projetual. Design thinking e processos criativos.

2. A importância da síntese informativa. Critérios de decisão.

3. A importância da hierarquia na compreensão da informação. O foco visual, a sequência e o ritmo na leitura.

4. A legibilidade. Saber compor o texto e a imagem no espaço bidimensional.

5. A cor – Propriedades e funções.

6. A Imagem – Tipos e adequação ao contexto.

7. Aprendizagem do software Adobe Illustrator e Adobe InDesign.

8. Construção de um infográfico.

9. Paginação de elementos verbais e não verbais num espaço determinado.

Objetivos

Esta UC pretende:

— Promover capacidades na área de comunicação nas componentes da informação, imagem, e disposição inteligível dos elementos.

­— Explorar métodos de organização de conteúdos sob a forma de esquemas gráficos, no sentido de encontrar novas formas de os ver e compreender.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teóricas de caráter expositivo com recurso a audiovisuais e a apresentação de estudos de casos.

Utilização de softwares específicos para a realização de diferentes suportes comunicacionais. O Adobe Illustrator e o Affinity Designer para o desenho vetorial e o Adobe InDesign e o Affinity Publisher para o layout e a paginação.

Realização de exercícios práticos de acordo com os conteúdos programáticos lecionados. Realização de três projetos, um individual e dois em grupo. Tambºem fazem parte da avaliação a assiduidade e participação nas aulas, cumprimento dos prazos de entrega, apresentação e fundamentação das opções tomadas por parte dos estudantes.

Um número de faltas superior a 25% do total das aulas de contacto implica a reprovação na unidade curricular (à exceção de alunos com o estatuto de trabalhador-estudante e estudantes militares).  Avaliação contínua sem exame final.

Bibliografia principal

  • Ambrose, Gavin; Harris, Paul — Basics Design 02: Layout. Lausanne: AVA Publishing S.A., 2006.

  • Ambrose, Gavin; Harris, Paul — Design Thinking. Lausanne: AVA Publishing AS, 2010

  • Haslam, Andrew (2006). Book Design. London: Laurence King Publishing

  • Itten, Johannes ¬¬— Art de la Couleur. Dessain et Tolra, 1998.

  • Infographics – Designing and Visualizing Data. Barcelona: Promopress, 2014.

  • Janson, Lankow; Ritchie, Josh — Infographics: The Power of Visual Storytelling. Copyrighted Material, 2015.

  • Kane, John — Manual dos tipos. Barcelona: Gustavo Gili, 2012.

  • Krum, Randy — Cool Infographics. How To Use Visual Data To Communicate Your Message. JOHN WILEY & SONS INC, 2015.

  • Zappaterra, Yolanda — Editorial Design. London: Laurence King Publishing, Central Saint Martins College of Art & Design, 2007.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala