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Universidade Lusófona do Porto

Gestão Integrada da Comunicação

Apresentação

A UC "Gestão Integrada de Comunicação" insere-se na área da Comunicação Estratégica e pretende dotar os alunos de competências que lhes permitam desenvolver um olhar estratégico aplicado ao planeamento e elaboração de estratégias de comunicação integrada, utilizando, de forma articulada, diferentes ferramentas de comunicação.

Curso

Ciências da Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP451-1-22563

Disciplinas complementares recomendadas

Branding Organizacional e Comunicação das Organizações.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Breve introdução histórica ao planeamento estratégico em comunicação

1.1. Conceito de estratégia

1.2. O surgimento da estratégia nos diferentes cenários da comunicação

2. Estratégia da organização e estratégia de comunicação

2.1. Breve referência à marca institucional, missão, visão, valores e objectivos da organização e seus impactos na estratégia de comunicação

2.2. Processos de diagnóstico de situação

2.3. Decisões estratégicas em comunicação - ferramentas para a decisão

3. Desenho do Plano Estratégico e Operacional

3.1. Estratégia de comunicação integrada organizacional

3.4. Integração das ferramentas, com objectivos, stakeholders e oportunidades de comunicação

4. Planeamento Operacional da Comunicação

4.1. Articulação da estratégia de comunicação da organização com as de produtos e serviços

4.2. Plano de comunicação e contingência, ferramentas de avaliação e avaliação das acções de comunicação

Objetivos

No final do programa os estudantes deverão saber elaborar um diagnóstico preliminar ao plano de comunicação e a partir deste gerar estratégias de comunicação organizacional, alinhadas com as estratégias da organização e sua cultura

Saberão fazer análise de melhores práticas em organizações pares, sujeitas aos mesmos tipos de desafios comunicacionais.

Terão desenvolvido espírito crítico quanto às oportunidades de comunicação a criar ou explorar no momentum comunicacional.

Saberão identificar os melhores touch points dos stakeholders considerados em plano de comunicação e selecionar as ferramentas de comunicação organizacional mais adequadas para atingir os objectivos de comunicação.

Serão capazes de gerir uma estratégia de comunicação a longo prazo ou desenvolver acções pontuais com os vários stakeholders internos e externos, media incluídos.

Metodologias de ensino e avaliação

- Exposição teórica - exposição do docente com participação crítica e interactiva dos discente.

- Demonstração e interrogação - suportadas em contextos online e offline, serão demonstradas a actualidade e utilidade das matérias em contextos próximos dos reais, incentivando os alunos a pesquisar e analisar, a procurar alternativas e ideias inovadoras.

- Aprendizagem colaborativa e baseada em resolução de casos reais.

- "Blended" Internet e Mercado - conteúdos e videos online; participação de profissionais em aula.

Avaliação Contínua com exame final: Momento 1 - Avaliação Individual - 40%; Momento 2 - Trabalho de grupo de Plano de Comunicação para resolução de caso real - 50%; Momento 3 - Apresentação de grupo do trabalho com defesa individual -10%.Cada avaliação pressupõe nota mínima de 8 valores, para ser mantido no regime Contínua e assiduidade de 75%.

Bibliografia principal

  • Smith, R. D. (2011). Strategic Planning for Public Relations (3rd Ed.), New Jersey: Taylor & Francis.

  • Grunig, L. A., et al (2013), Excellence in Public Relations and Communication Management, New York: Routledge.

  • Caetano, J. ; Rasquilha, L. (2007). Gestão e planeamento de comunicação. Lisboa: Quimera.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Paula Lobo

Quartas-feiras: 14h30-16h30

Mediante marcação.