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Universidade Lusófona do Porto

Comunicação Visual

Apresentação

A unidade curricular de Comunicação Visual tem como principal objetivo incrementar a capacidade dos alunos analisarem criticamente e produzirem peças gráficas (apresentações, cartazes, documentos) através de um conhecimento elementar ao nível do design de comunicação, nomeadamente das dinâmicas texto-imagem. Explorando temáticas que edificam uma cultura visual coletiva – tais como a publicidade, a imprensa física e digital, o universo do cinema/televisão/músicas e cultura pop – pretende-se despertar a consciência dos alunos para relação intrínseca entre conteúdo (mensagem) e forma (execução), treinando competências ao nível do design gráfico/editorial, para que a materialização de conceitos e ideias possa ser feita de forma mais tangível e profissional. Pretende-se, acima de tudo, expandir a cultura visual dos discentes e demonstrar-lhes que uma imagem pode (ou não) valer mil palavras. 

Curso

Ciências da Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP451-1-3155

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Publicidade e/vs Design 
- Contextualização histórica
- Publicidade comercial e institucional
- Análise de anúncios e campanhas publicitárias (imagética, tipografia, copy, metáforas visuais e outros elementos) 
2. Imprensa e Design Editorial 
- Capas, layouts e grelhas de construção
- Linha editorial e design editorial
- Análise de publicações impressas e online de diferentes segmentos
- Preparação de documentos (press releases, pressbooks e outros) 
3. Entretenimento e Cultura Pop 
- O papel do design na construção de uma cultura visual ‘comum’
- Variações culturais e as nuances de uma comunicação global 
- Análise de cartazes, créditos de filmes, capas de discos e livros e outros elementos considerados relevantes 
4. Branding e identidades gráficas 
- Criar e comunicar marcas 

 

Objetivos

Esta UC pretende:
— Desenvolver ferramentas para uma análise reflexiva dos objetos gráficos que povoam o nosso dia-a-dia;
— Compreender de que que forma marcas, empresas, entidades e instituições comunicam e de que forma isso se reflete no seu universo gráfico/visual;
¬— Aumentar competências essenciais ao nível do design gráfico (tratamento de imagem, tipografia, edição de texto, criação de hierarquias visuais, cor, grelhas de construção, entre outros) para a criação de peças gráficas com um aspeto cuidado;
— Treinar legibilidade de texto, imagens e a articulação entre ambos;
— Expandir a cultura visual dos alunos, fazendo das aulas um local de partilha e descoberta entre si e com o docente.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teórico-práticas. Cada aula terá um momento de exposição teórica em que o docente introduzirá os conceitos elencados nos conteúdos programáticos, complementados por vídeos, filmes e outros suportes digitais ou impressos de natureza didática que ilustrem e sintetizem a informação transmitida aos alunos e gerem um momento de conversa e partilha entre a turma. Posteriormente faz-se um acompanhamento do projeto prático que esteja em curso, a título individual ou em grupo. 

A avaliação é contínua sem exame final. O estudante tem a obrigatoriedade de assistir a um mínimo de 70% das aulas
de contacto. Os projetos que não tenham o devido acompanhamento do docente serão excluídos da avaliação.
As percentagens para obtenção da nota final da UC são:
– Assiduidade, Pontualidade e Atitudes dentro da sala de aula (15%);
– Desenvolvimento das propostas de trabalho que são lançadas no decorrer do semestre (65%).
– Recensões críticas sobre dos documentários exibidos nas aulas (20%).

Bibliografia principal

  • Ambrose, Gavin; Harris, Paul — Design Thinking. Lausanne: AVA Publishing AS, 2010.

  • Barbosa, Conceição – Manual Prático de Produção Gráfica. Parede: Principia, 2009.

  • Caldwell, Cath; Zappaterra, Yoland – Editorial Design: Digital and Print. Londres: Lawrence King Publishing, 2014.

  • Haslam, Andrew – Book Design. London: Laurence King Publishing, 2006.

  • Landa, Robin – Advertising by Design: Generating and Designing Creative Ideas Across Media. Londres: Wiley, 2021.

  • Rodriguez, Miri – Brand Storytelling. Londres: Kogan Page, 2020.

  • Shaw, Mark – Copywriting: Successful Writing for Design, Advertising and Marketing. Londres: Lawrence King Publishing, 2012.

  • White, Alex W. – The Elements of Graphic Design: Space, Unity, Page Architecture and Type. Londres: Allworth, 2022.

Horário de Atendimento

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Horário de atendimento

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