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Universidade Lusófona do Porto

Branding Organizacional

Apresentação

O universo empresarial é, nos dias de hoje, mais complexo e competitivo do que nunca. Neste contexto no qual é cada vez mais difícil diferenciar a sua oferta da concorrência, as organizações começaram a utilizar as marcas como um ativo estratégico que permite distinguir a oferta. O branding, a construção e gestão das marcas, surgiu com este propósito de destacar os atributos dos produtos, mas vai além disso, focando as suas estratégias na comunicação da organização de forma holística - divulgando a sua cultura, os seus valores, entre outros. As organizações começaram a considerar o branding corporativo como uma estratégia vital, devido aos seus diversos benefícios, particularmente em termos de reputação. A reputação é, por sua vez, um ativo intangível de extrema importância para as organizações, tendo em conta as inúmeras vantagens que acarreta.

Curso

Ciências da Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP451-1-22568

Disciplinas complementares recomendadas

Comunicação

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. Estratégia da Marca:
    • Fundamentos do Branding, o processo de criação de marcas;
    • A marca institucional e sua relação com a estratégia da empresa, missão, visão e valores;
    • A importância da marca na identidade da organização;
    • Definição estratégica da marca: posicionamento, essência, valores, experiência.
  2.  A Identidade Visual da Marca:
    • Naming (designação/nome da marca), assinatura e descritivo de negócio e discurso da marca;
    • Identidade Visual da Marca nas vertentes conceptuais e gráficas.
  3.  Digital Branding:
    • A comunicação da Marca nos meios digitais, website, aplicações mobile e social media, tendo em conta a identidade, visibilidade e credibilidade;
    • Definição e produção de conteúdos digitais para implementação online;
    • A experiência digital da Marca.
  4. Os novos desafios do Branding Organizacional:
  • Do sound branding (dimensão sonora da marca) ao motion branding;
  • Reprodução e interpretação dos valores da marca em movimento (filmes, spots publicitários, etc.).

Objetivos

 

  1. Proporcionar conhecimentos e ferramentas para definição da personalidade e voz da marca, em coerência com a cultura da organização. 
  2. Fornecer metodologias úteis para o correto processo de criação da identidade visual da marca.
  3. Desenvolver capacidades e conhecimentos fundamentais na área de gestão da marca, nomeadamente na orientação das equipas criativas envolvidas, na análise crítica do design (alinhado com as intenções estratégicas da marca) e na sua correta comunicação.
  4. Garantir o domínio de metodologias para a definição do valor da marca institucional/organizacional. 
  5. Cultivar habilidades intelectuais e reflexivas, motivando os estudantes para a constante actualização na área do branding.

 

Metodologias de ensino e avaliação

Apresentação dos conteúdos programáticos sustentados pela análise e discussão de casos empíricos e documentos audiovisuais com os/as estudantes. A participação dos/as estudantes, nas aulas, acontece através da realização de exercícios sobre os documentos e casos apresentados.

A componente prática decorre de uma articulação estreita entre os conteúdos teóricos da unidade curricular e as experiências profissionais.

Bibliografia principal

Aaker, D. A., & Joachimsthaler, E. (2009). Como construir marcas líderes. Bookman Editora.

Nickels, W.G. & Wood, M. B. (1999). Marketing: Relacionamentos, Qualidade, Valor. Rio de Janeiro: LTc.

Schultz, D. E. & Barnes, B.E. (2001). Campanhas Estratégicas de Comunicação de Marca. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Brown, J. S., Denning, S., Prusak, L., & Groh, K. (2005). Storytelling in Organizations? Why Storytelling is Transforming 21st Century Organizations and Management. Routledge.

Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., & Cardoso, C. C. (2007). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora RH.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Ana Mestre

sextas feiras 8h30- mediante marcação e confirmação posterior para ana.mestre@ulp.pt

laboratório de informática