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Universidade Lusófona do Porto

Metodologia de Projeto

Apresentação

Esta Unidade Curricular (UC) compreende um conjunto de temas que servem para preparar os alunos para o estágio ou elaboração de monografia no segundo semeste. Enquanto no primeiro caso, esta UC pretende dotar os alunos de conhecimentos sobre a dimensão prática da metodologia de projeto, no segundo caso esta UC visa capacitar os estudantes para os cuidados metodológicos a respeitar na escrita de uma monografia.

 

 

Curso

Ciência Política e Estudos Eleitorais (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP618-12915

Disciplinas complementares recomendadas

Métodos e regras de elaboração de trabalhos científicos

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Técnicas para a elaboração de um relatório final de estágio:

- Descrição da experiência;

- Enquadramento teórico; 

 - Resultados;

 - Conclusões.

 

II. Técnicas para a elaboração de uma monografia:

- A escolha do título (e subtítulo se aplicável)

- Resumo/abstract

- Introdução

- Revisão de literatura

- Mais-valia do estudo

- Objetivos e pergunta de partida

- Delimitação espácio-temporal

- Metodologia e Lentes concetuais

- Estrutura

- Breve antecipação das conclusões

Desenvolvimento

- O fio condutor

- Introduções e conclusões parciais

Conclusão

- Dificuldades empíricas

- Avenidas de pesquisa

- As regras de uma boa conclusão

Bibliografia

- Como estruturar a bibliografia

Anexos

 

Objetivos

O objetivo desta UC consiste em dotar os alunos de métodos para o desenvolvimento de um relatório de estágio ou de uma monografia temática. Para o efeito, importa sensibilizar os alunos face ao planeamento estratégico, uso de fontes primárias e secundárias, capacidade de síntese, escrita científica, modo de citação, escolha da metodologia e das lentes concetuais, entre outros aspetos fundamentais para a redação de um relatório ou de uma monografia.

 

 

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas presenciais baseiam-se, fundamentalmente, na exposição, debate e aprofundamento dos conteúdos programáticos. No sentido de garantir um acompanhamento adequado dos conteúdos, procurar-se-á fomentar a participação ativa dos alunos através da análise e discussão em torno de trabalhos sobre os temas lecionados nas aulas. Com vista a refletir as práticas de inovação pedagógica, a avaliação contínua inclui a realização de um teste escrito (50%), uma apresentação oral (25%) e um trabalho escrito (25%).

Bibliografia principal

Sousa, M. & Baptista, C. (2011). Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios. Lisboa: Pactor.

Dalton, J. R. & Klingemann, D. (Eds.). (2007). The Oxford Handbook of Political Behavior. Oxford: Oxford University Press.

Goodin, R. E. (ed.). (2009). The Oxford Handbook of Political Science. Oxford: Oxford University Press.

Johnson, J. B. & Reynolds, H. T. (2008). Political Science Research Methods. Washington: CQ Press.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Paulo Afonso B. Duarte

Sob marcação por e-mail