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Universidade Lusófona do Porto

História da Integração Europeia

Apresentação

Esta Unidade Curricular é nuclear no plano de estudos do Curso, na medida em que se pretende construir uma visão aprofundada da evolução histórica do Projeto Europeu, fomentando a melhor compreensão do funcionamento da União Europeia, através de uma análise histórica dos Tratados Comunitários, seja em termos de construção económica seja no contexto da construção política da União Europeia. Estes conhecimentos permitem ao estudante estar capacitado para uma análise crítica do projeto europeu e estar preparado para as Unidade Curriculares que irá realizar nos anos seguintes do Curso.

Curso

Ciência Política e Estudos Eleitorais (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP618-14756

Disciplinas complementares recomendadas

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Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Da ideia de Europa (unida) ao projeto europeu.

2. Teorização da integração europeia.

3. A Europa depois da II Guerra: a busca pela unidade e pela cooperação.

4. Os pais fundadores da Europa.

5. As bases da Europa de integração: o Tratado de Paris.

6. A Comunidade Europeia de Defesa e a Comunidade Política Europeia: a ilusão federalista.

7. A via comunitária: Os tratados de Roma.

8. Os anos setenta: a década de estagnação para a integração Europeia?

9. O Mercado Único: lançando um caminho para um projecto neo-liberal?

10. A construção económica e política da União: o Tratado de Maastricht.

11. O caminho para Amesterdão: uma Europa flexível?

12. Os alargamentos da união e os desafios do grande alargamento europeu: coesão ou diluição?

13. O Tratado de Lisboa: o reforço da União.

14. Perspetivas de evolução para a Europa: a necessidade da Europa e a Europa necessária.

Objetivos

Transmitir uma visão aprofundada da evolução histórica do Projeto Europeu.

Proporcionar conhecimentos que permitam saber contextualizar a evolução da construção da União Europeia nas teorias da integração.

Facilitar a compreensão do funcionamento que as Comunidades Europeias foram tendo ao longo das décadas, até se transformarem na atual união Europeia, compreendendo as várias reformas por que os Tratados Comunitários foram passando e, consequentemente, a evolução da construção económica e politica da União Europeia.

Compreender as linhas de força e os desafios que se colocaram e ainda se colocam à construção da União Europeia.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas presenciais consistem fundamentalmente na exposição, no debate e no aprofundamento dos conteúdos programáticos. Para garantir o acompanhamento adequado dos conteúdos, procura-se fomentar a participação ativa dos alunos através da análises e da discussão de textos de apoio, de trabalhos individuais e e/ou em grupo, sobre os assuntos do programa. Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais para a realização dos trabalhos (referências bibliográficas e websites úteis¿.).

Avaliação continua: 1 teste (45%); 1 trabalho (45%); Participação (10%).

Avaliação final (por exame de recurso): 1 teste (100%)

Bibliografia principal

Camisão, I. & Lobo-Fernandes, L. (2005). Construir a Europa. O processo de integração entre a teoria e a história. Oeiras: Principia-Publicações Universitárias e Científicas.

Conceição, E. (2016). O futuro da União Europeia. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Dinan, D. (2004). Europe Recast: a History of the European Union. Basingstoke: Palgrave.

Gerbert, P. (1994). La Construction de l`Europe., 2ªed. Paris: Imprimerie Nationale Éditions.

Silva, A. M. (2010). História da Unificação Europeia. A Integração Europeia (1945-2010). Coimbra: Imprensa da Universidade.

Wiener, A. & Diez, T. (2005). European Integration Theory. Oxford: Oxford, UniversityPress.

Urwin, D. W. (1991). The Community of Europe: a History of European Integration since 1945. London: Longman.

Wrihgt, T. (2013). Europe´s Lost Decad. Survival: global Politics and Strategy 55(6): 7-28.

Valério, N. (2010). História da União Europeia. Lisboa: Presença.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Maria Elisabete Guedes Pinto da Costa

terças-feiras, 9h30 - 10h30

Sala de Professores