Apresentação do Curso
A licenciatura em Ciência Política da ULP tem por principal missão estratégica dotar os seus graduados com competências no âmbito dos processos políticos, bem como nas áreas de conhecimento que servem de suporte à atividade política contemporânea.
Esta licenciatura em Ciência Política dá resposta às exigências das áreas da Administração Pública, Teoria das Políticas Públicas, União Europeia e Gestão Pública. Assim, são integradas temáticas sobre Modelos de Gestão Pública e Políticas Públicas que se acrescentam à Administração Regional e Autárquica e ao Direito Administrativo.
A Sociologia Política e a História da Democracia surgem como outras temáticas fundamentais para conhecer as bases sociológicas da política e para revisitar a democracia nas suas várias facetas. Este curso dá também extrema importância à componente de Estudos Europeus, com a história da construção europeia e o sistema político e jurídico da União, vista a centralidade e a originalidade deste processo.
As restantes áreas de estudo são dedicadas à Ciência e à Teoria Política, às Relações Internacionais e a matérias que se cruzam intensamente com a política, do Direito à Economia, sem descurar as componentes metodológicas.
Na reta final do curso dá-se os alunos podem aprofundar os seus conhecimentos através de estágio ou monografia, abrindo assim caminho para, ao terminar o curso, o estudante poder, além da ciência política e dos estudos eleitorais, equacionar duas opções especializadas, por exemplo, a nível de mestrado, nestas matérias.
O plano de estudos da licenciatura em Ciência Política oferece aos graduados instrumentos muito úteis para uma eficaz conversão profissional em várias áreas de empregabilidade.
Despacho do curso
Despacho nº 20060/2009, 3 de Setembro, alterado pelo Despacho nº 10591/2015, 17 de setembro
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data de publicação da decisão
29/05/2020
Registo
R/A-Ef 3050/2011
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado |6 Semestres |180 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
06 Filosofia
09 Geografia
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluido um total de 180 ECTS
Objetivos
O Curso de Ciência Política visa dotar os estudantes de competências para a compreensão dos fenómenos e processos políticos e as formas sociais que dão corpo a estes processos, ou seja organismos e instituições políticas. Sendo um Curso que, naturalmente, desenvolve e aprofunda a dimensão da cidadania, permite, ao mesmo tempo, uma compreensão cabal do complexo institucional das sociedades, dos mecanismos de formação e constituição das instituições públicas e dos processos de organização social, com vista à formação e organização do poder e à consequente produção da decisão política.
Do ponto de vista profissional, este curso dota os estudantes de capacidades profissionais muito variadas que vão desde funções no aparelho de Estado, no sistema de partidos, no sistema autárquico, nas organizações e instituições internacionais, nas grandes organizações empresarias, na diplomacia.
Em síntese, este curso contribui para não só para o enrobustecimento da dimensão da cidadania, ao mesmo tempo que abre um vasto leque de competências que permite aos profissionais desempenharem funções nos mais variados setores da atividade social.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
A variedade de Unidades Curriculares presente no Plano de Estudos (desde o Direito, à Economia, às Relações Internacionais, Comunicação e Administração Pública, além do núcleo base de unidades curriculares próprias de um curso de Ciência Política) fornece aos estudantes os instrumentos fundamentais para acederem às problemáticas próprias de cada um dos setores fundamentais que integram a sociedade contemporânea.
O estudante de Ciência Política não só está em condições de compreender e de agir em matéria de organização de Estados, de Sistemas Eleitorais, de Movimentos e Partidos Políticos e outras matérias relevantes da Ciência Política, como também em matéria de Ordenamento Jurídico, de Sistema Económico ou de Dinâmicas e Movimentos Sociais.
O estudante de Ciência Política não só possui uma formação em cidadania ativa muito elevada como também está em condições de agir com competência técnica e profissional em todas a as áreas atrás referidas.
Estudos Futuros
A Licenciatura é o ponto de partida para a sequência lógica de prosseguimento dos estudos no Mestrado e no Doutoramento em Ciência Política existentes na Universidade Lusófona.
Saídas Profissionais
As saídas profissionais estendem-se praticamente a todos os setores da sociedade (partidos políticos, associações, sindicatos, empresas, poder central, regional e autárquico, mass-media, diplomacia e organizações internacionais).
Áreas Científicas
Ciência política e cidadania