Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Atelier de Leitura Dramática III

Curso

Artes Dramáticas - Formação de Atores

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP1977-15449

Disciplinas complementares recomendadas

Os outros ateliers

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. A leitura como pacto, jogo, combate.
    1. Modos de ser e de estar do leitor face à modernidade e à Pós-Modernidade.
    2.  Modos de ler. Universos da crítica.
    3.  O leitor como intérprete no conspecto das artes dramáticas.
  2. Leitura e análise de textos dramáticos de Teatro Político dos séculos XX e XXI. Todo o Teatro é político?
    1.  Mãe Coragem e os seus filhos (1939), de Bertolt Brecht, como teatro épico (época, contextos, texto, representações). Leituras livres de Shakespeare ou a história como catástrofe.

2.2. Máquina Hamlet (1977), de Heiner Müller (época, contextos, texto, representações).

2.3. Uma Boca cheia de pássaros (1986), de Caryl Churchill (época, contextos, texto, representações). Releitura de Brecht, teatro épico e questões de sexualidade.

2.4 Shopping and fucking (1996), de Marc Ravenhill. Crítica à sociedade britânica e In -yer- face theatre (época, contextos, texto, representações).

Objetivos

. Problematizar o mundo em que vivemos, entendendo a leitura como cruzamento de intenções, contextos, textos, modos de ler e leitores;

. Sensibilizar os alunos para a amplitude da leitura como atividade informal e formal, implícita e explícita, problematizando os interstícios da denotação e da conotação;

. Sublinhar a importância e polissemia da interpretação, abarcando um amplo espetro incentivador da interpenetração entre cognição e ação, enfatizando potencialidades performativas de leitura de textos dramáticos;

. Analisar implicações teórico-metodológicas da leitura e da crítica, do texto ao discurso, comparando abordagens (retóricas, filológicas, semiológicas e semióticas, hermenêuticas e literárias, cruzando poética, retórica e receção, enfatizando a Análise de Discurso e suas diversas escolas e tradições);

. Efetuar a leitura e análise dos textos selecionados, pertencentes ao Teatro Político do século XX.

 

Metodologias de ensino e avaliação

Leitura coletiva dos textos propostos, analisando a respetiva estrutura, questões suscitadas e problemáticas envolvidas. Recurso a fontes complementares (outros textos dramáticos, filmes, registos de espetáculos). Intervenção do docente para enquadramento ou síntese das atividades descritas, fomentando o diálogo e o debate com os alunos.

A avaliação será fundada nos exercícios de leitura e análise realizados em contexto de aula (participação (40%), assim como em pequenos trabalhos desenvolvidos por indicação do docente (10%). No final do semestre, os estudantes realizarão uma prova escrita que versará as matérias lecionadas no âmbito da disciplina (50%).

Bibliografia principal

Brecht, Bertolt. Teatro 5. Lisboa: Cotovia, 2005.

Churchill, Caryll. Sétimo céu / Uma boca cheia de pássaros / Distante. Porto: Campo das Letras, 2006.

Müller, Heiner. Anatomia Tito Fall of Rome / Máquina Hamlet. Lisboa: Cotovia, 2016.

Ravenhill, Mark. Shopping and Fucking. London: Methuen Drama, 1996.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala