Apresentação do Curso
A licenciatura em Psicologia tem como fundamental objetivo dotar os estudantes de sólidos conhecimentos teóricos e competências de investigação científica na Psicologia. Acreditada pela A3ES, a licenciatura permite o acesso a um 2º ciclo de estudos em Psicologia, condição para a inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses.
A estrutura curricular engloba as principais áreas de conhecimento da ciência psicológica. Ao longo da licenciatura em Psicologia, os estudantes estarão expostos não só às principais propostas teóricas e resultados da investigação sobre as bases biológicas, emocionais, cognitivas e sociais do comportamento normativo e não-normativo, mas também às metodologias de investigação, de revisão sistemática da informação e análise de dados que fundamentam e permitem a aquisição do conhecimento científico.
Através de metodologias de ensino inovadoras, pretende-se promover a aprendizagem autónoma, a curiosidade científica e a autoiniciativa na gestão do processo de aprendizagem. Nas unidades curriculares, os estudantes terão a oportunidade de realizar atividades experimentais, tarefas de observação, exercícios de escrita científica e uso de materiais e programas informático
Despacho do curso
Despacho n.º 19838/2009, de 31 de agosto, alterado pelo Despacho 4023/2020, de 1 de abril
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data de publicação da decisão
18/02/2020
Registo
R/A-Ef 3056/2011
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado |6 Semestres |180 ECTS
Direção do Curso
Prof.ª Doutora Célia Regina Gomes Oliveira & Prof.ª Doutora Célia Isabel Lima Ferreira
Sub-direção de Curso
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
06 Filosofia
09 Geografia
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluido um total de 180 ECTS
Objetivos
A licenciatura em Psicologia tem como objetivos gerais:
-Fornecer aos alunos uma formação inicial geral no domínio da Psicologia, numa perspetiva interdisciplinar;
- Possibilitar o conhecimento científico acerca dos processos psicológicos elementares;
- Promover uma sólida formação científica (teórica, técnica e metodológica) de base nas principais áreas da Psicologia;
- Desenvolver competências de investigação no domínio da Psicologia, incluindo competências de comunicação oral e escrita.
O 1º Ciclo em Psicologia possibilita a prossecução de um 2º ciclo de estudos em Psicologia, condição necessária para o exercício profissional de psicólogo.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Os estudantes devem adquirir:
A. Competências Específicas:
- Compreender e integrar os conceitos-chave da Psicologia;
- Conhecer os modelos conceptuais e de investigação na Psicologia;
- Conhecer e utilizar a metodologia científica na Psicologia.
B. Competências Transversais:
1.Instrumentais: revelar capacidade de recolha, compreensão, análise e síntese de informação; demonstrar envolvimento e autonomia na aprendizagem; mostrar capacidade de adaptação a novas situações e de resolução de problemas.
2. Pessoais e Interpessoais: revelar capacidades de trabalho de forma cooperativa para atingir os objetivos grupais; otimizar capacidades de comunicação oral e escrita da informação e de reflexão pessoal; apresentar um comportamento ético responsável, revelando conhecimento pelas normas e princípios éticos.
Equipamentos e Instalações
Laborário de Psicologia
Testoteca
Serviço de Psicologia da ULP
Estudos Futuros
Os estudantes deverão prosseguir para estudos de 2º ciclo/Mestrado numa área de especialização de sua preferência, estando disponíveis na Lusófona do Porto os mestrados em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Justiça.
Saídas Profissionais
O exercício profissional de psicólogo implica a frequência de um mestrado em Psicologia, condição necessária para a inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Observações
De Acordo com o n.º 1 do art. 51º dos Estatutos da Ordem dos Psicólogos podem inscrever-se na ordem "Mestres em Psicologia que tenham realizado estudos superiores de 1º e 2º ciclo em Psicologia". A atribuição do título profissional, o seu uso e o exercício da profissão de psicólogo dependem da inscrição na Ordem, logo, os estudantes de 1º ciclo deverão prosseguir obrigatoriamente para estudos de Mestrado.
Áreas Científicas
Psicologia