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Universidade Lusófona do Porto

Psicopatologia II

Apresentação

Esta UC tem como objectivo geral dotar os estudantes de conhecimentos teórico-práticos sobre o diagnóstico e compreensão desenvolvimental nas perturbações psicológicas mais prevalentes na infância e adolescência. Esta UC tem como finalidade contribuir para aquisição de conhecimentos téoricos sobre os princípios e os conceitos da psicopatologia do desenvolvimento, com vista a aplicá-los na compreensão contextual-desenvolvimental da emergência e manutenção  das perturbações psicológicas na infância e adolescência. 

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-12993

Disciplinas complementares recomendadas

Psicologia do Desenvolvimento da Criança

Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente

Psicologia do Desenvolvimento I

Psicologia do Desenvolvimento II

Psicopatologia I

Personalidade e Diferenças Individuais

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CP1 Abordagem desenvolvimental da psicopatologia: Conceitos e princípios

1.1 A interação entre o normal e o patológico

1.2 Trajetórias de desenvolvimento

1.3 Resiliência, risco, vulnerabilidade e proteção

1.4 Continuidade homotípica e heterotípica da psicopatologia

 

CP2 Sistemas diagnóstico da psicopatologia: DSM-V, ICD-10, DC:0-3R, ASEBA.

 

CP3 Diagnóstico diferencial (dimensional e categorical), descrição, história, e etiologia/conceptualização desenvolvimental nas perturbações psicológicas mais prevalentes na criança e no adolescente:

3.1 Perturbações neurodesenvolvimento 

3.2 Perturbações da eliminação 

3.3 Perturbações de externalização 

3.4 Perturbações de internalização 

3.5 Perturbações de sono 

3.6 Perturbações da alimentação na infância e adolescência 

3.7 Abuso de substâncias na adolescência 

3.8 Problemas de adaptação (divórcio parental, transição escolar, luto) 

Objetivos

OA1. Aplicar os princípios e os conceitos da perspetiva desenvolvimental da psicopatologia na compreensão e diagnóstico psicopatológico. 

OA2. Descrever as características, sintomas, etiologia e prognóstico das perturbações psicológicas mais frequentes na infância e na adolescência.

OA3. Compreender a dinâmica biopsicossocial envolvida em cada das perturbações psicológicas abordadas.

OA4. Utilizar sistemas de classificação psicopatologia - DSM-V, ICD-10, DC:0-3R - no que diz respeito às perturbações psicológicas mais frequentes na criança e no adolescente.

OA5. Discutir criticamente sobre os processos normativos e patológicos do funcionamento humano, à luz das perspectivas categorial e desenvolvimental da psicopatologia.

Metodologias de ensino e avaliação


American Psychiatric Association (2013). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ª ed.). Lisboa: Climepsi.

Bibliografia principal

  • American Psychiatric Association (2013). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ª ed.). Lisboa: Climepsi.

  • Mash, E. J., & Wolfe, D. A. (2018). Abnormal child psychology (7th Ed.). USA: Wadsworth.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala