Psicopatologia II
Apresentação
Esta UC tem como objectivo geral dotar os estudantes de conhecimentos teórico-práticos sobre o diagnóstico e compreensão desenvolvimental nas perturbações psicológicas mais prevalentes na infância e adolescência. Esta UC tem como finalidade contribuir para aquisição de conhecimentos téoricos sobre os princípios e os conceitos da psicopatologia do desenvolvimento, com vista a aplicá-los na compreensão contextual-desenvolvimental da emergência e manutenção das perturbações psicológicas na infância e adolescência.
Curso
Psicologia (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP608-12993
Disciplinas complementares recomendadas
Psicologia do Desenvolvimento da Criança Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente Psicologia do Desenvolvimento I Psicologia do Desenvolvimento II Psicopatologia I Personalidade e Diferenças Individuais
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
CP1 Abordagem desenvolvimental da psicopatologia: Conceitos e princípios 1.1 A interação entre o normal e o patológico 1.2 Trajetórias de desenvolvimento 1.3 Resiliência, risco, vulnerabilidade e proteção 1.4 Continuidade homotípica e heterotípica da psicopatologia CP2 Sistemas diagnóstico da psicopatologia: DSM-V, ICD-10, DC:0-3R, ASEBA. CP3 Diagnóstico diferencial (dimensional e categorical), descrição, história, e etiologia/conceptualização desenvolvimental nas perturbações psicológicas mais prevalentes na criança e no adolescente: 3.1 Perturbações neurodesenvolvimento 3.2 Perturbações da eliminação 3.3 Perturbações de externalização 3.4 Perturbações de internalização 3.5 Perturbações de sono 3.6 Perturbações da alimentação na infância e adolescência 3.7 Abuso de substâncias na adolescência 3.8 Problemas de adaptação (divórcio parental, transição escolar, luto)
Objetivos
OA1. Aplicar os princípios e os conceitos da perspetiva desenvolvimental da psicopatologia na compreensão e diagnóstico psicopatológico. OA2. Descrever as características, sintomas, etiologia e prognóstico das perturbações psicológicas mais frequentes na infância e na adolescência. OA3. Compreender a dinâmica biopsicossocial envolvida em cada das perturbações psicológicas abordadas. OA4. Utilizar sistemas de classificação psicopatologia - DSM-V, ICD-10, DC:0-3R - no que diz respeito às perturbações psicológicas mais frequentes na criança e no adolescente. OA5. Discutir criticamente sobre os processos normativos e patológicos do funcionamento humano, à luz das perspectivas categorial e desenvolvimental da psicopatologia.
Metodologias de ensino e avaliação
American Psychiatric Association (2013). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ª ed.). Lisboa: Climepsi.
Bibliografia principal
American Psychiatric Association (2013). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ª ed.). Lisboa: Climepsi. Mash, E. J., & Wolfe, D. A. (2018). Abnormal child psychology (7th Ed.). USA: Wadsworth.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala