Psicologia Social
Apresentação
A unidade curricular de Psicologia Social explora o estudo cienti¿fico do pensamento e do comportamento social. Tem como objectivo central contribuir para o conhecimento aprofundado do objecto e dos principais temas da psicologia social. Os principais to¿picos incluem uma introduc¿a¿o e visa¿o global do campo, o papel da mente na vida e comportamento social e a natureza das interac¿o¿es sociais. Pretende-se ainda que os estudantes sejam capazes de debater e analisar criticamente os conteu¿dos programa¿ticos abordados, e transpor algumas das problema¿ticas para situac¿o¿es do quotidiano.
Curso
Psicologia (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULP608-99
Disciplinas complementares recomendadas
Psicologia dos Grupos; Histo¿ria da Psicologia
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
CP1: Introduc¿a¿o a¿ psicologia social CP2. Influe¿ncia social e persuasa¿o 2.4 Influe¿ncia minorita¿ria: Os contributos de Moscovici CP3. Cognic¿a¿o e pensamento social 3.1 Atitudes 3.1.1. Formac¿a¿o de atitudes e consiste¿ncia 3.2 O self e a formac¿a¿o de impresso¿es CP4. Relac¿o¿es Interpessoais 4.1 Necessidade de pertenc¿a, isolamento social e solida¿o. 4.2 Agressa¿o e comportamento antissocial
1.1 Histo¿ria da Psicologia Social: Uma breve introduc¿a¿o
1.2 Psicologia Social contempora¿nea: tende¿ncias e direc¿o¿es
2.1 Normas sociais: Os contributos de Sherif
2.2 Conformidade: Os contributos de Asch
2.3 Obedie¿ncia a¿ autoridade: Os contributos de Milgram
3.1.2 Dissona¿ncia cognitiva e mudanc¿a de atitudes
3.3 Percec¿a¿o social e atribuic¿o¿es causais
3.4 Representac¿o¿es sociais
3.5 Estereo¿tipos, preconceitos e discriminac¿a¿o.
4.3 Conflito e cooperac¿a¿o
Objetivos
OA1: Conhecer e compreender o objeto da psicologia social, principais influe¿ncias, marcos histo¿ricos e tende¿ncias atuais de investigac¿a¿o. OA2: Identificar e distinguir os diferentes processos de influe¿ncia social e explicar o seu papel nas escolhas individuais e nos processos de grupo. OA3: Compreender e explicar o papel da cognic¿a¿o social na vida quotidiana e no comportamento social. OA4: Compreender dina¿micas interpessoais ba¿sicas, conhecendo as principais teorias explicativas, relacionando-as entre si no sentido de adotar um posicionamento critico em relac¿a¿o aos seus principais pressupostos. OA5: Analisar e debater criticamente o comportamento e o pensamento social, transpondo os conhecimentos teo¿ricos e cienti¿ficos a problema¿ticas socais contempora¿neas.
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC organiza-se em aulas teo¿ricas e aulas pra¿ticas. Sera¿o utilizadas como metodologias de ensino (ME) momentos expositivos (ME1) recorrendo a diapositivos e a textos de apoio, momentos interativos (ME2) com recurso a questionamentos e discussa¿o em grande grupo, visionamento de vi¿deos (ME3) das experie¿ncias sociais cla¿ssicas, trabalho em pequeno grupo (ME4), apresentac¿a¿o de trabalhos orais pelos estudantes (ME5) e feedback pelo docente (ME6). Estas metodologias de ensino propostas integram um conjunto de pra¿ticas de inovac¿a¿o pedago¿gica baseadas na evide¿ncia, e ajustadas aos objectivos e conteu¿dos da unidade curricular. O regime de avaliac¿a¿o adotado e¿ conti¿nuo e integra duas componentes: (a) a realizac¿a¿o de duas provas escritas (25% + 25%); (b) a participac¿a¿o nas aulas pra¿ticas e um relato¿rio com a ana¿lise e reflexa¿o acerca de um problema social contempora¿neo utilizando o conhecimento cienti¿fico da psicologia social (50%).
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Terc¿a-feira das 14.30 a¿s 15.30
Maria Jose¿ Ferreira