Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Psicologia Social

Apresentação

A unidade curricular de Psicologia Social explora o estudo cienti¿fico do pensamento e do comportamento social. Tem como objectivo central contribuir para o conhecimento aprofundado do objecto e dos principais temas da psicologia social. Os principais to¿picos incluem uma introduc¿a¿o e visa¿o global do campo, o papel da mente na vida e comportamento social e a natureza das interac¿o¿es sociais.

Pretende-se ainda que os estudantes sejam capazes de debater e analisar criticamente os conteu¿dos programa¿ticos abordados, e transpor algumas das problema¿ticas para situac¿o¿es do quotidiano.

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-99

Disciplinas complementares recomendadas

Psicologia dos Grupos; Histo¿ria da Psicologia

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CP1: Introduc¿a¿o a¿ psicologia social
  1.1 Histo¿ria da Psicologia Social: Uma breve introduc¿a¿o
  1.2 Psicologia Social contempora¿nea: tende¿ncias e direc¿o¿es

CP2. Influe¿ncia social e persuasa¿o
  2.1 Normas sociais: Os contributos de Sherif
  2.2 Conformidade: Os contributos de Asch
  2.3 Obedie¿ncia a¿ autoridade: Os contributos de Milgram

  2.4 Influe¿ncia minorita¿ria: Os contributos de Moscovici

CP3. Cognic¿a¿o e pensamento social

  3.1 Atitudes

     3.1.1. Formac¿a¿o de atitudes e consiste¿ncia
     3.1.2 Dissona¿ncia cognitiva e mudanc¿a de atitudes

  3.2 O self e a formac¿a¿o de impresso¿es
  3.3 Percec¿a¿o social e atribuic¿o¿es causais
  3.4 Representac¿o¿es sociais
  3.5 Estereo¿tipos, preconceitos e discriminac¿a¿o.

CP4. Relac¿o¿es Interpessoais

  4.1 Necessidade de pertenc¿a, isolamento social e solida¿o.

  4.2 Agressa¿o e comportamento antissocial
  4.3 Conflito e cooperac¿a¿o

 

Objetivos

OA1: Conhecer e compreender o objeto da psicologia social, principais influe¿ncias, marcos histo¿ricos e tende¿ncias atuais de investigac¿a¿o.

OA2: Identificar e distinguir os diferentes processos de influe¿ncia social e explicar o seu papel nas escolhas individuais e nos processos de grupo.

OA3: Compreender e explicar o papel da cognic¿a¿o social na vida quotidiana e no comportamento social.

OA4: Compreender dina¿micas interpessoais ba¿sicas, conhecendo as principais teorias explicativas, relacionando-as entre si no sentido de adotar um posicionamento critico em relac¿a¿o aos seus principais pressupostos.

OA5: Analisar e debater criticamente o comportamento e o pensamento social, transpondo os conhecimentos teo¿ricos e cienti¿ficos a problema¿ticas socais contempora¿neas.

Metodologias de ensino e avaliação

Esta UC organiza-se em aulas teo¿ricas e aulas pra¿ticas. Sera¿o utilizadas como metodologias de ensino (ME) momentos expositivos (ME1) recorrendo a diapositivos e a textos de apoio, momentos interativos (ME2) com recurso a questionamentos e discussa¿o em grande grupo, visionamento de vi¿deos (ME3) das experie¿ncias sociais cla¿ssicas, trabalho em pequeno grupo (ME4), apresentac¿a¿o de trabalhos orais pelos estudantes (ME5) e feedback pelo docente (ME6). Estas metodologias de ensino propostas integram um conjunto de pra¿ticas de inovac¿a¿o pedago¿gica baseadas na evide¿ncia, e ajustadas aos objectivos e conteu¿dos da unidade curricular.

O regime de avaliac¿a¿o adotado e¿ conti¿nuo e integra duas componentes: (a) a realizac¿a¿o de duas provas escritas (25% + 25%); (b) a participac¿a¿o nas aulas pra¿ticas e um relato¿rio com a ana¿lise e reflexa¿o acerca de um problema social contempora¿neo utilizando o conhecimento cienti¿fico da psicologia social (50%).

Bibliografia principal

  • Aronson, E., Wilson, T. D., & Akert, R. M. (2015). Social psychology (9th ed.). Boston, M.A.: Pearson/Allyn and Bacon.
  • Baumeister, R. F., & Bushman, B. J. (2013). Social psychology and human nature (3 rd Ed.). Belmont, C.A: Thomson Wadsworth.
  • Neto, F. (2000). Psicologia social (Vol. I e II). Lisboa: Universidade Aberta.
  • Vala, J., & Monteiro, M. B. (2013). Psicologia social (9a ed. revista e atualizada). Lisboa: Fundac¿a¿o Calouste Gulbenkian.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Maria Jose¿ Ferreira

Terc¿a-feira das 14.30 a¿s 15.30