Psicologia do Desenvolvimento II
Apresentação
Compreender a relevância da perspetiva desenvolvimental para o estudo do ciclo de vida;
Conhecer teorias, modelos conceptuais e investigação empírica sobre o desenvolvimento psicológico na adolescência, idade adulta e idade avançada;
Compreender os processos e as transições do desenvolvimento humano desde a adolescencia até à idade adulta avançada.
Curso
Psicologia (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULP608-9394
Disciplinas complementares recomendadas
Psicologia do Desenvolvimento I
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
CP1: Perspectiva desenvolvimental de ciclo de vida: princípios, fundamentos e proposições. 3.1 Desenvolvimento na adolescência 3.3. Desenvolvimento na idade adulta (adulto e meia-idade) 3.4 Desenvolvimento na velhice (adulto idoso e muito idoso) 4.1 Relações interpessoais 4.4 Sabedoria
CP2: Principais modelos teóricos de desenvolvimento de ciclo de vida e estratégias de investigação.
CP3: Desenvolvimento e principais tarefas na adolescência e vida adulta:
3.2 Desenvolvimento na idade jovem (adulto emergente e jovem adulto)
CP4: Domínios do desenvolvimento na vida adulta
4.2 Carreira, Lazer e Reforma
4.3 Desenvolvimento da personalidade ao longo do ciclo de vida
Objetivos
OA1: Compreender a relevância da perspetiva desenvolvimental para o estudo da adolescência e idade adulta, sendo capazes de descrever e discutir os fundamentos e pressupostos do desenvolvimento ao longo do ciclo de vida;
OA2: Conhecer teorias, modelos conceptuais e designs de investigação empírica para o estudo do desenvolvimento psicológico na adolescência, idade adulta e na velhice;
OA3: Compreender os processos e as transições do desenvolvimento humano da idade adulta ao envelhecimento, conhecendo, relacionando e discutindo as tarefas desenvolvimentais típicas de cada fase de desenvolvimento;
OA4: Conhecer e caracterizar domínios de desenvolvimento centrais do adolescente, adulto e do idoso, compreendendo a sua evolução ao longo do ciclo de vida;
OA5: Desenvolver competências de observação e de sistematização do desenvolvimento de adolescentes, adultos e idosos sendo capazes de estabelecer relações com os pressupostos teóricos.
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular compreende aulas teórico-práticas (T/P) e aulas de prática laboratorial (PL). As aulas T/P incluem as aulas de natureza expositiva, utilizando para o efeito momentos expositivos (ME1) e discussões participadas (ME2). As aulas de PL implicam as seguintes metodologias: visualização de trechos de documentários (ME3); realização de quizzes (ME4); preparação e treino de metodologias de observação do desenvolvimento de adolescentes, adultos e idosos (ME5), feedback do docente (ME6), observação no terreno de adolescentes, adultos, com recurso a entrevistas semi-estruturadas (ME7) e apresentação oral do trabalho de grupo (ME8). Estas metodologias integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objectivos e conteúdos da UC.
Avaliação: Componente teórica: provas escritas (25%+25%); Componente prática (50 %: 50% relatório escrito realizado em grupo; 35% apresentação individual; 15% participação e envolvimento nas aulas).
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Maria José Ferreira Terça-feira das 14.30 às 15.30