Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Psicologia do Desenvolvimento II

Apresentação

Compreender a relevância da perspetiva desenvolvimental para o estudo do ciclo de vida;
Conhecer teorias, modelos conceptuais e investigação empírica sobre o desenvolvimento psicológico na adolescência, idade adulta e idade avançada;
Compreender os processos e as transições do desenvolvimento humano desde a adolescencia até à idade adulta avançada.

 

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-9394

Disciplinas complementares recomendadas

Psicologia do Desenvolvimento I

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CP1: Perspectiva desenvolvimental de ciclo de vida: princípios, fundamentos e proposições.
CP2: Principais modelos teóricos de desenvolvimento de ciclo de vida e estratégias de investigação.
CP3: Desenvolvimento e principais tarefas na adolescência e vida adulta:

   3.1 Desenvolvimento na adolescência
   3.2 Desenvolvimento na idade jovem (adulto emergente e jovem adulto)

   3.3. Desenvolvimento na idade adulta (adulto e meia-idade)

   3.4 Desenvolvimento na velhice (adulto idoso e muito idoso)
CP4: Domínios do desenvolvimento na vida adulta

   4.1 Relações interpessoais
   4.2 Carreira, Lazer e Reforma
   4.3 Desenvolvimento da personalidade ao longo do ciclo de vida

   4.4 Sabedoria

Objetivos

OA1: Compreender a relevância da perspetiva desenvolvimental para o estudo da adolescência e idade adulta, sendo capazes de descrever e discutir os fundamentos e pressupostos do desenvolvimento ao longo do ciclo de vida;
OA2: Conhecer teorias, modelos conceptuais e designs de investigação empírica para o estudo do desenvolvimento psicológico na adolescência, idade adulta e na velhice;
OA3: Compreender os processos e as transições do desenvolvimento humano da idade adulta ao envelhecimento, conhecendo, relacionando e discutindo as tarefas desenvolvimentais típicas de cada fase de desenvolvimento;
OA4: Conhecer e caracterizar domínios de desenvolvimento centrais do adolescente, adulto e do idoso, compreendendo a sua evolução ao longo do ciclo de vida;
OA5: Desenvolver competências de observação e de sistematização do desenvolvimento de adolescentes, adultos e idosos sendo capazes de estabelecer relações com os pressupostos teóricos.

Metodologias de ensino e avaliação

Esta unidade curricular compreende aulas teórico-práticas (T/P) e aulas de prática laboratorial (PL). As aulas T/P incluem as aulas de natureza expositiva, utilizando para o efeito momentos expositivos (ME1) e discussões participadas (ME2). As aulas de PL implicam as seguintes metodologias: visualização de trechos de documentários (ME3); realização de quizzes (ME4); preparação e treino de metodologias de observação do desenvolvimento de adolescentes, adultos e idosos (ME5), feedback do docente (ME6), observação no terreno de adolescentes, adultos, com recurso a entrevistas semi-estruturadas (ME7) e apresentação oral do trabalho de grupo (ME8). Estas metodologias integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objectivos e conteúdos da UC.
Avaliação: Componente teórica: provas escritas (25%+25%); Componente prática (50 %: 50% relatório escrito realizado em grupo; 35% apresentação individual; 15% participação e envolvimento nas aulas).

Bibliografia principal

  • Cavanaugh, J., & Blanchard-Fields, F. (2018). Adult development and aging (8 th Edition). NY: Cengage
  • Fonseca, A .M. (2005). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi Editores. Gilmore, K. J & Meersand, P. (2014). Normal Child and Adolescent
  • Development: A Psychodynamic Primer. Arlington: American Psychiatric Publishing
  • Lerner, R. M. & Steinberg, L. (Eds.). (2009). Handbook of adolescent psychology,
  • Individual bases of adolescent development (Vol. 1) (2nd ed.). New Jersey: John Wiley & Sons. Schaie, K. W. & Willis, S. L. (2001). Adult development and aging (5 th Edition). Academic Press. Whitbourne, S., & Whitbourne, S. (2016). Adult development and aging: Biopsychosocial perspectives (6 th edition). NY: Wiley.
  • Steinberg, L. (2014). Age of opportunity: Lessons from the new science of adolescence. NY: Houghton Mifflin Harcourt.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Maria José Ferreira

Terça-feira das 14.30 às 15.30