Psicologia Comunitária
Apresentação
Esta Unidade Curricular pretende dar a conhecer as teóricas e os conceitos básicos que definem o campo da Psicologia Comunitária (PC), abordando, em simultâneo, exemplos reais de projetos de intervenção e de investigação comunitárias. A PC é um subdomínio da psicologia centrada nas interações do indivíduo com o seu ambiente, na forma como a sociedade influência o funcionamento individual e comunitário. Também explora as relações entre os ambientes promotores de stress, os sistemas de suporte sociais, e o bem-estar individual e social. Enfatiza o papel dos valores, da investigação aplicada, dos programas de prevenção e das ações que procuram promover o bem-estar de toda a comunidade, especialmente dos grupos mais desfavorecidos. Foca-se, em específico, nas forças e competências dos indivíduos, e não apenas nos seus défices e patologias, na prevenção, na autoajuda, no empowerment e no apoio social.
Curso
Psicologia (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP608-8493
Disciplinas complementares recomendadas
Psicologia Social, Epistemologia das ciências sociais
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
CP1. Introdução à Psicologia Comunitária Origem, justificação e estatuto atual Definição, características, princípios e valores fundamentais Teoria da crise CP2. Saúde Mental Comunitária Critica ao modelo clínico tradicional Desinstitucionalização Sistema de suporte comunitário Modelos de serviço de suporte comunitário Integração comunitária CP3. Conceitos-chave e abordagens teóricas na Psicologia Comunitária: Conceitos e formulações de Comunidade Empowerment Sentimento de comunidade Ajuda Mútua Apoio Social CP4. Prevenção em saúde mental Conceito de risco, proteção e resiliência Níveis de prevenção Planeamento, implementação e exemplos de intervenções preventivas CP5. Intervenção comunitária Objetivos e etapas da intervenção Desenvolvimento comunitário e exemplos de intervenções
Objetivos
OA1: Conhecer e compreender contextualmente a origem da Psicologia comunitária, os seus princípios e valores fundamentais de atuação. OA2: Compreender a emergência da saúde mental comunitária e o movimento de desinstitucionalização, sendo capaz de discutir e refletir acerca dos seus desafios e potencialidades. OA3: Conhecer os principais conceitos e abordagens teóricas da psicologia comunitária aplicando-os de forma adequada à análise de problemáticas individuais, organizacionais e comunitárias. OA4: Identificar a prevenção como um pilar de atuação da psicologia comunitária, distinguindo os diferentes níveis de prevenção, e conseguindo formular estratégias de atuação distintas e adaptadas a cada nível. OA5: Conhecer projetos de intervenção comunitária e identificar, analisar e refletir acerca dos princípios de intervenção comunitária presentes nos projetos analisados.
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular compreende aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas incluem as aulas de natureza expositiva, utilizando para o efeito momentos expositivos (ME1) e discussões participadas (ME2). As aulas práticas implicam as seguintes metodologias: visualização de documentários e de notícias (ME3); preparação de metodologias de observação de projetos de intervenção comunitária (ME4), aprendizagem experiencial (ME5) e apresentação oral do trabalho de grupo (ME6) e feedback do docente (ME7). Estas metodologias de ensino propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objectivos e conteúdos da unidade curricular. Avaliação: Avaliação contínua: Duas provas escritas (25%+25%); Trabalho prático que implica a análise de um contexto específico de aplicação da Psicologia Comunitária (50%). Avaliação Final: Exame final com a ponderação de 100%.
Bibliografia principal
Jason, L. A., Glantsman, O., Brien, J. F. O., Ramian, K. N., Anderson, A. J., Anderson, V., ¿ Mckibban, A. R. (2019). Introduction to Community Psychology Becoming an Agent of Change. 409. https://press.rebus.community/introductiontocommunitypsychology/ Kelly, J. (2006). Becoming Ecological: An expedition into community psychology. Oxford University Press Moritsugu, J., Duffy, K., Wong, F. (2016) Community psychology. (5th ed.). Routledge. Ornelas, J. (2008). Psicologia comunitária. Lisboa: Fim de Século Verduyn, P., Ybarra, O., Résibois, M., Jonides, J., & Kross, E. (2017). Do Social Network Sites Enhance or Undermine Subjective Well-Being? A Critical Review. Social Issues and Policy Review, 11(1), 274¿302. https://doi.org/10.1111/sipr.12033
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala