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Universidade Lusófona do Porto

Psicologia Aplicada I

Apresentação

A Unidade Curricular de Psicologia Aplicada I tem como objectivo explorar as competências do psicólogo e as áreas de actuação profissional em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia das Organizações e do Trabalho. 


 

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-22186

Disciplinas complementares recomendadas

Modelos de Comportamento I e II, Psicologia Aplicada II e Laboratório de Competências Éticas e Deontológicas em Psicologia.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Psicologia Clínica e da Saúde
CP1 Psicologia Clínica
- Definição, áreas de atuação e competências profissionais
- Critérios, procedimentos e implicações da prática profissional baseada na evidência
- Ciência e pseudociência
CP2 Psicologia da Saúde
- Conceitos de saúde e emergência da psicologia da saúde
- Áreas de atuação e competências profissionais
- Comportamentos de risco e de promoção da saúde
- Modelos de mudança do comportamento em saúde
- Stress, doença e coping
CP3 Contextos de aplicação

 

Psicologia das Organizações e do Trabalho
CP4 Trabalho e contextos organizacionais: Conceito, abordagens de organização e evolução do trabalho ao longo do tempo
CP5 O indivíduo nas equipas e na organização
- Motivação e satisfação
- Stresse e bem-estar
- Compromisso, identificação e engagement
- Comunicação, coesão e liderança
CP6 A organização no seu contexto
- Cultura organizacional
- Mudança e inovação
CP7 Contextos de aplicação

Objetivos

OA1 Enumerar as áreas de atuação profissional em psicologia clínica
OA2 Distinguir práticas profissionais baseadas na ciência das práticas baseadas na pseudociência em psicologia clínica
OA3 Discutir as implicações dos conceitos de saúde no domínio da psicologia da saúde
OA4 Comparar os principais modelos teóricos sobre os comportamentos de saúde e de mudança em saúde.
OA5 Contrastar os comportamentos promotores e de risco em saúde
OA6 Explicar as relações teóricas entre stress doença e coping
OA7 Analisar a evolução do trabalho enquanto fonte de desenvolvimento pessoal e de produção
OA8 Reconhecer processos psicossociais relacionados com o trabalho e as organizações
OA9 Comparar os modelos organizacionais e sua evolução
OA10 Listar as competências profissionais e contextos de aplicação da psicologia clínica e da saúde e da psicologia das organizações e do trabalho

Metodologias de ensino e avaliação

Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas, sendo que as mesmas correspondem a  conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência : momentos expositivos (ME1), atividades de pequeno grupo em sala de aula (ME2), visionamento de vídeos (ME3), casos práticos (ME4), quizzes (ME5), pesquisa bibliográfica (ME6), feedback dos docentes (ME7) e mapas concetuais (ME8).A UC funciona em modalidade de avaliação contínua, em regime presencial, implicando a presença em 70% das aulas. A  classificação  final  resulta:  a) 2 testes escritos (25%+25%), b) discussão integrada em grupo de um contexto de aplicação da PCS (10%) e elaboração de um guião de entrevista a um psicólogo que atue nessa área, com respectiva reflexão clínica final (15%) e c) relatório em grupo da análise de um caso prático de aplicação dos CP sobre comportamento organizacional (25%).*

*(consultar campo das observações)

Bibliografia principal

Chmiel, N., Fraccaroli, F., & Sverke, M. (Eds.). (2017). An introduction to work and organizational psychology: An international perspective (3rd ed.). West Sussex, UK: Wiley.
Cunha, M., Cabral-Cardoso, C., Cunha, R., & Rego, A. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora RH.
Kramer, G., Bernstein, D., & Phares, V. (2014). Introduction of clinical psychology (8th ed.). Boston, MA: Pearson.
Lilienfeld, S., Lynn, S., & Lohr, J. (2014). Science and pseudoscience in clinical psychology. NY: Guilford.
Norcross, J., Beutler, L., & Levant, R. (2007). Evidence-based practices in mental health. Washington, DC: American Psychological Association.
Prestwich, A., Kenworthy, J., & Conner, M. (2018). Health behavior change: Theories, methods and interventions. London: Routledge.
Taylor, S. (2015). Health Psychology (9th ed.). NY: McGraw-Hill.

 

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