Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Processos Psicológicos Básicos III

Apresentação

A presente Unidade Curricular (UC) tem como objeto os processos cognitivos e psicológicos básicos subjacentes à linguagem. Os principais objetivos da UC são: (a) contribuir para a aquisição de conhecimentos de nível inicial inerentes à compreensão e produção da linguagem e (b) estimular o contacto com a literatura científica nesta área de estudo de forma a aprofundar o conhecimento sobre diferentes níveis de processamento linguístico. Trata-se de uma disciplina teórica e experimental, possibilitando a interação ensino-investigação no trabalho a ser desenvolvido em sala de aula.

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-22182

Disciplinas complementares recomendadas

Sucede a Processos Psicológicos Básicos I e Processos Psicológicos Básicos II

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos (incluindo ensino à distância):

  1. CP1 | Introdução à linguagem
    1. Características e propriedades
  2. CP2 | Introdução à perceção e produção de fala
    1. Perceção
    2. Produção
  3. CP3 | Cognição e linguagem
    1. Teorias explicativas
  4. CP4 | Métodos de investigação
    1. Paradigmas: Perceção, produção e compreensão
  5. CP5 | Aquisição da língua materna
    1. Teorias sobre a aquisição 
  6. CP6 | O desenvolvimento fonológico, semântico, sintático e pragmático 
    1. Sons, palavras, frases e contextos
  7. CP7 | Linguagem escrita e leitura
    1. Linguagem oral e escrita
    2. Processos envolvidos na leitura
  8. CP8 | Desenvolvimento da leitura e escrita num sistema alfabético
    1. Princípio alfabético, consciência fonológica e aprendizagem da leitura
  9. CP9 | Alterações da linguagem 
    1. Perturbação específica da leitura/escrita 
    2. Perturbação específica da linguagem
  10. CP10 | Perturbações de linguagem associadas a quadros clínicos 
    1. Lesões neurológicas
    2. Deficiências auditivas
    3. Perturbações do neurodesenvolvimento

Objetivos

  • OA1: Conhecer as principais características e propriedades da linguagem;
  • OA2: Analisar a relação entre linguagem e cognição;
  • OA3: Conhecer as principais metodologias científicas em psicologia da linguagem; 
  • OA4: Compreender a tarefa do aprendiz de uma língua;
  • OA5: Distinguir as principais teorias sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem;
  • OA6: Descrever o processo de aprendizagem da leitura e da escrita;
  • 0A7: Relacionar o desenvolvimento da linguagem oral com a aprendizagem da linguagem escrita;
  • OA8: Adquirir conhecimento sobre perturbações e alterações da linguagem; 
  • OA9: Usar apropriadamente os conhecimentos adquiridos nas discussões coletivas em aula, na preparação de trabalhos, nas apresentações em aula e nos trabalhos escritos.

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino incluem um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência. As aulas teórico-práticas incluem sessões expositivas com recurso a materiais audiovisuais (ME1). As práticas laboratoriais incluem a discussão de textos científicos (ME2), análise crítica de documentários (ME3), participação em tarefas experimentais (ME4) e sessões tutoriais entre estudantes e docente para a preparação de trabalhos (ME5). A UC funciona em modalidade de avaliação contínua (implica obter frequência de acordo o Regulamento Geral de Avaliação). A avaliação resulta da seguinte ponderação: 50% - dois testes escritos; 50% - apresentação de um artigo científico e redação de relatório. Nota mínima em cada componente é de 9,5 valores. Os alunos sem aproveitamento na avaliação contínua terão acesso a exame final (100%).

Bibliografia principal

  • Harley, T. A. (2014). The psychology of language. From data to theory (4rd ed.). Hove: Psychology Press. ISBN: 978-1848720893
  • Sim-Sim, I. (2018). Desenvolvimento da linguagem (2ª ed.). Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 978-9726748250

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Marisa Filipe

Segunda-feira das 13:30 às 14:30 & 16:30 às 17:30