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Universidade Lusófona do Porto

Processos Psicológicos Básicos I

Apresentação

A presente UC pretende constituir-se como uma oportunidade de introdução ao estudo da cognição humana, focando-se em dois dos processos psicológicos básicos que a alicerçam, nomeadamente: a perceção e a atenção. Neste sentido, a definição dos objectivos de aprendizagem (OA), conteúdos programáticos (CP) e metodologias de ensino (ME) orienta-se pelos seguintes critérios: 1) a consideração dos objetivos gerais de introdução ao estudo dos processos cognitivos da Atenção e da Percepção; 2) o conhecimento dos modelos conceptuais e empíricos que alicerçam o aprofundamento autónomo da conceptualização e investigação avançadas; 3) o conhecimento e aplicação de paradigmas fundamentais da investigação básica e aplicada.

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-22175

Disciplinas complementares recomendadas

Métodos de Investigação em Psicologia; Fundamentos Biológicos do Comportamento Humano.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

CP1. Atenção
1.1 Definição e taxonomias da Atenção: Enquadramento da Atenção no estudo da Cognição Humana 
1.2 Paradigmas teóricos de referência
1.3 Atenção, percepção e cognição: interfaces entre atenção, processos perceptivos e funções cognitivas superiores
1.4 Atenção e processos emocionais

CP2. Métodos e Técnicas de investigação da Atenção
2.1 Paradigmas comportamentais
2.2 Paradigmas experimentai

CP3. Percepção
3.1 Da sensação à Percepção: conceitos e processos
3.2 Marcos Históricos no estudo da Perceção
3.3 Modalidades sensoriais e perceptivas: características, processos e paradigmas conceptuais de referência

CP4. Métodos de investigação da Percepção
4.1 Paradigmas comportamentais
4.2 Paradigmas experimentais

CP5. Aplicações do estudo da Atenção e da Percepção

5.1 Diferenças Individuais
5.2 Disfunções e défices p ercetivos e atencionais

Objetivos

Com a presente UC pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de:

OA1 - enquadrar os processos da Atenção e Percepção no domínio da Cognição Humana
OA2 - conhecer os fundamentos conceptuais e empíricos da Psicologia da Atenção
OA3 - aplicar paradigmas de investigação no domínio da Atenção
OA4 - conhecer os fundamentos conceptuais e empíricos da Psicologia da Percepção
OA5 - aplicar paradigmas de investigação no domínio da Percepção
OA6 - conhecer e explorar as aplicações da investigação da Atenção e da Percepção ao estudo das diferenças individuais, do funcionamento normativo e da disfuncionalidade
OA7 - aplicar competências de pesquisa, selecção e análise crítica da literatura científica da área
OA8 - analisar criticamente a qualidade empírica e conceptual de propostas teóricas ou metodológicas nos domínios da Atenção e Percepção

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologia de exposição participada (ME1); actividades de pesquisa (ME2), análise (ME3) e discussão de artigos científicos (ME4); feedback pelo docente (ME5), feedback pelos pares (ME6) e auto-avaliação (M7); realização de experiências nas aulas laboratoriais (ME8) e redação de relatórios empíricos (M9); e, ainda, análise e discussão de casos (M10).
A avaliação contínua deverá basear-se numa prova escrita (50% da classificação final), análise de casos e apresentação e discussão de artigos científicos nas aulas práticas (30%), a par da redacção de relatórios empíricos nas aulas laboratoriais (20%). A aprovação na UC requer uma classificação mínima de 10 valores em cada uma das suas componentes (teórica e prática/laboratorial) e uma classificação final mínima de 10 valores.
A avaliação por exame final consiste na realização de uma prova escrita, que incidirá sobre os conteúdos teóricos, práticos e laboratorias da UC, aplicando-se este critério a todas as épocas de avaliação.

Bibliografia principal

Goldstein, E. B. (2010). Sensation and Perception. Belmont: Wadsworth.
Lund, N. (2017). Attention. New York: Routledge.
Mather, G. (2009). Foundations of Sensation and Perception. Hove: Psychology Press.
Nobre, K., & Kastner, E. (Ed.) (2014). The Oxford Handbook of Attention. Oxford: Oxfor d University Press.
Posner, M. I. (Ed.) (2012). Cognitive Neuroscience of Attention, 2nd ed. New York: The Guilford Press.
Srinivasan, N. (Ed.) (2009). Attention. Progress in brain research (series), vol.176. Amsterdam: Elsevie r.
Wixted, J. & Serences, J. (Eds.) (2018). Steven¿s Handbook of Experimental Psychology and Cognitive N euroscience:
Sensation, perception and attention (Vol 2, 4th ed). New York: Wiley.
Wolfe, J. M., Kluender, K., Levi, D., Bartoshuk, L., & Herz, R. (2012). S ensation & Perception, 3rd ed. Sunderland:
Sinauers.
Wu, W. (20 14). Attention. New York: Routledge.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Célia Oliveira

Quartas-feiras; 08H30