Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Personalidade e Diferenças Individuais

Apresentação

A unidade curricula Personalidade e Diferenças Individuais procura aumentar a compreensão da estrutura da personalidade e outras formas de diferenças individuais, assim dos como processos que suportam a existência dessas diferenças individuais e a sua aplicação prática. As perspetivas metodológicas no estudo destas diferenças são igualmente abordadas, assim com o é dado enfoque aos fundamentos genéticos, biológicos e ambientais das diferenças individuais e possíveis efeitos de interação.

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-22181

Disciplinas complementares recomendadas

Modelos do Comportamento Humano I & II

Psicopatologia I & II

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CP1: Aspetos concetuais, metodológicos e éticos no estudo das diferenças individuais
CP2: A personalidade
2.1 Definições e multiplicidade concetual
2.2 Bases evolutivas, biológicas e ambientais
2.3 Modelos teóricos
- Teorias psicodinâmicas, humanistas e sociocognitivas
- Teorias disposicionais e estruturais (teoria dos traços)
- Teorias narrativas
- Modelos integradores atuais
2.4 Desenvolvimento da personalidade: estabilidade e mudança
2.5 Determinantes biopsicossociais das diferenças individuais na personalidade
CP3: A inteligência
3.1 Definições e multiplicidade concetual
3.2 Modelos teóricos
- Teorias psicométricas, diferenciais, cognitivas e de dimensões específicas
3.3 Desenvolvimento da inteligência: estabilidade e mudança
3.4 Determinantes biopsicossociais das diferenças individuais na inteligência
CP4: Determinantes biopsicossociais das diferenças individuais na emoção e na regulação emocional
CP5: Diferenças individuais em outras funções/processos psicológicos

Objetivos

OA1: Descrever como o estudo das diferenças individuais pode ser aplicado à compreensão de conceitos psicológicos
OA2: Comparar as principais teorias da personalidade e da inteligência e os seus conceitos-chave
OA3: Reconhecer os temas convergentes entre as teorias clássicas e contemporâneas da personalidade e inteligência e avaliar a evidência empírica que suporta esses temas
OA4: Explicar os processos de mudança/estabilidade da personalidade e da inteligência
OA5: Examinar os determinantes biopsicossociais das diferenças individuais na personalidade, inteligência, emoção/regulação emocional e em outros processos/funções psicológicos
OA6: Demonstrar um posicionamento crítico sobre as limitações/potencialidades do estudo dos modelos concetuais e das diferenças individuais na personalidade, inteligência, emoção/regulação emocional e em outros processos/funções psicológicos
OA7: Analisar criticamente os desafios metodológicos e éticos no estudo das diferenças individuais na psicologia


 

Metodologias de ensino e avaliação

Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: momentos expositivos (ME1), atividades de pequeno grupo em sala de aula (ME2), visionamento de vídeos (ME3), mapas concetuais (ME4), quizzes (ME5), feedback pelo docente (ME6) e pesquisa bibliográfica (ME7).
UC funciona em modalidade de avaliação contínua, em regime presencial, implicando a presença em 75% das aulas. A classificação final resulta: a) 2 testes escritos (30%+20%), b) realização e discussão em grupo de um relatório escrito (com duas tarefas parcelares de avaliação) dos construtos em estudo (40%) e 3) a participação em um fórum de discussão online sobre um tema associado aos OAs (10%). Na avaliação contínua, os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 9.5 valores nas componentes teórica (2 testes escritos) e prática (trabalho grupo e discussão fórum) para aprovação à UC. Os estudantes que não tiverem aproveitamento terão acesso ao exame final escrito (100%)

Bibliografia principal

  • Schultz, D. P, & Schultz, S. E. (2016). Theories of personality. Boston, MA: Cengage Learning
  • Sternberg, R. (Ed.) (2018). The nature of human intelligence. New York: Cambridge University Press.
  • Zeigler-Hill, V., & Shackelford, T. (2018). The SAGE handbook of personality and individual differences. London: Sage

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala