Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Metodologia de Investigação Quantitativa

Apresentação

Pretende-se aprofundar, consolidar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas UC de Metodologia de Investigação em Psicologia, Estatística I e Estatística II e dotar xs estudantes de conhecimentos e competências para as práticas de investigação e de análise de dados quantitativos em Psicologia. Pretende-se que desenvolvam os conhecimentos e competências em causa e os apliquem ao planeamento, à execução e à análise crítica dos principais procedimentos metodológicos implicados na selecção e recrutamento de amostras, na recolha de dados, na sua análise e na redacção e interpretação de resultados. Pretende-se ainda que xs estudantes tomem consciência da coerência que subjaz às tomadas de decisão metodológicas na investigação quantitativa e que se familiarizem com os principais programas de tratamento estatístico para as ciências sociais (e.g., SPSS, R).

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-13884

Disciplinas complementares recomendadas

Sucede a Métodos de Investigação em Psicologia, Estatística I e Estatística II.

Precede Laboratório de Competências de Investigação.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CP1. Método científico e especificiades das metodologias quantitativas

1.1 Objectivos, hipóteses e variáveis

CP2. Validação e limpeza de dados

CP3. Análises preliminares

3.1. Análise exploratória, distribuição e normalidade

3.3. Medidas de centralidade e dispersão 

3.4. Caracterização dos participantes

3.5. Análises de correlação

CP4. Estatísticas de magnitude do efeito

CP5. Teste de hipóteses

5.1. Pressupostos para testes paramétricos

5.2 Testes de diferenças

5.2.1. Medidas repetidas: Teste de T, ANOVA, Wilcoxon e Friedman

5.2.2 ANCOVA, MANOVA e MANCOVA

5.3 Regressão múltipla e hierárquica

CP6. Interpretação de outputs

CP7. Redação de resultados e relatório de científico

CP8. Aplicação das normas APA para resultados, tabelas e figuras

CP9. SPSS e softwares alternativos (e.g., R)

Objetivos

A conclusão da UC deve permitir  aos/às estudantes:

OA1. Conhecer as especificidades das metodologias quantitativas e aplicar o conhecimento relativo ao método científico na elaboração de um plano de investigação

OA2. Formular objectivos e hipóteses de investigação e identificar e seleccionar as variáveis em estudo

OA3. Comparar e ponderar as análises estatísticas em função dos objectivos, hipóteses e tipologia métrica das variáveis

OA4. Elaborar e fundamentar metodologicamente um plano de análises de forma a garantir o cumprimento de objectivos

OA5. Realizar análises uni e multivariadas com recurso aos programas SPSS ou R 

OA6. Redigir os resultados dos procedimentos estatísticos de acordo com as normas de escrita científica (i.e., APA).

OA7. Interpretar os resultados, derivar destes uma síntese integrada das principais conclusões

OA8. Identificar as limitações do estudo e propor implicações para estudos futuros

 

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objectivos e conteúdos da unidade curricular.

A metodologia de ensino é teórico-prática e baseada na resolução de problemas. A classificação final resulta da média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: (i) teste individual com exercícios teórico-práticos (50%); apresentação oral de plano de investigação, realizado em grupo, do qual constem objectivos, hipóteses e método (participantes, medidas e variáveis, plano fundamentado de análises) - 10% avaliação grupo; 15% avaliação individual); 2) entrega (via moodle) e apresentação de relatório final, com redacção, interpretação e síntese dos resultados e discussão das limitações e implicações para estudos futuros (10% avaliação grupo; 15% avaliação individual). 

As componentes teórica e prática funcionam de forma independente e a aprovação à UC implica uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia principal

Almeida, L. S. & Freire, T. (2008). Metodologia de Investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilíbrios

American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed). Washington: American Psychological Association

Crawley, M. J. (2012). The R book. Hoboken: John Wiley & Sons.

Field, A. (2013). Discovering Statistics Using SPSS (4ª ed). London: Sage.

Howell, D. (2009). Statistical methods for Psychology (7th ed.). Belmont, CA: Wadsworth Publishing

Maroco, J. (2011). Análise estatística com o SPSS Statistics (5ª ed).  Pero Pinheiro. Rolo & Filhos

Martins, C. (2011). Manual de Análise de Dados Quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilibrios.

Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics. (5th ed.) Boston: Allyn and Bacon.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala