Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Metodologia de Investigação Qualitativa

Apresentação

A presente UC procura dar a conhecer a Investigação Qualitativa (IQ) em Psicologia, contemplando todas as fases do processo de investigação qualitativa. A UC é de natureza teórica prática,  visando a aplicação prática de todos os conhecimentos e  etapas do processo de investigação abordados na componente teórica. 

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-13887

Disciplinas complementares recomendadas

Métodos de investigação quantitativa 

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

 

CP1: IQ em Psicologia: enquadramento e desenvolvimento  

  • IQ versus Investigação quantitativa, Paradigmas e pressupostos epistemológicos
  • A revolução qualitativa: o desenvolvimento da IQ em psicologia 

CP2: Recolha de dados qualitativos em psicologia 

  • A entrevista: o que é, criar e desenvolver uma entrevista, como conduzir, quando usar
  • Focus Group (FG): o que é, criar e desenvolver FG, como conduzir, quando usar
  • Etnografia/observação participante: o que é 

CP3: A transcrição de dados 

  • O que é, necessidade, pressupostos 
  • A abordagem de Jefferson 
  • Como e quando fazer 

CP4: A Análise Qualitativa 

  • Perspetiva global e diferenciadora do variabilidade de tipos de AQ de dados 
  • Caracterização, procedimentos e aplicação da Análise de conteúdo, da Análise temática e da Grounded

CP5: Avaliação da qualidade e escrita da IQ  

  • Critérios de qualidade
  • Estrutura e características de um trabalho em IQ 

As aulas teóricas são no regime e-learning, as aulas práticas são no regime presencial. 

Objetivos

OA1: Reconhecer o enquadramento e desenvolvimento da Investigação Qualitativa (IQ) em Psicologia  

OA2: Conhecer os procedimentos e demonstrar competências de recolha de dados qualitativos em Psicologia. 

OA3: Conhecer e aplicar os métodos de transcrição de dados 

OA4: Conhecer e compreender a diversidade dos tipos de análise qualitativa (AQ) de dados 

OA5: Selecionar e aplicar diferentes tipos de AQ de acordo com os objectivos/questões de investigação 

OA6: Implementar as diferentes fases de investigação num trabalho de investigação qualitativa (IQ) a realizar na componente prática desta UC 

OA7: Demonstrar competências de utilização de um software de AQ de dados (Nvivo) 

OA8: Demonstrar a capacidade de assegurar a qualidade em IQ e redigir trabalhos de IQ com recurso a uma linguagem científica 

Metodologias de ensino e avaliação

Os conteúdos serão lecionados recorrendo a diferentes metodologias de ensino (ME): ME1 ¿ método expositivo e interrogativo dos conteúdos, recorrendo a material audiovisual; ME2: método demonstrativo, exemplificando e demostrando a aplicação dos conhecimentos; ME3: método ativo, implicando os estudantes na construção e consolidação de conhecimentos e competências através de exercícios e trabalhos práticos. A avaliação é continua e integra duas componentes com avaliação distinta: a teórica, com uma ponderação de 50% da classificação final, e que será avaliada através da realização de duas frequências; a prática, cuja ponderação de 50% da classificação final será avaliada através da realização de um trabalho prático em grupo (35%), e a participação e envolvimento nas atividades práticas e apresentação final do trabalho (15%).

A aprovação à unidade curricular, quer em avaliação contínua, quer em exame, implica a obtenção de classificação igual ou superior a 9,5 valores a cada componente. 

Bibliografia principal

 

Denzin, N.K., & Lincon, Y. S. (2018). The sage handbook of qualitative research (5th ed.). London: Sage. 

Levitt, H.M. (2017). Qualitative research in Psychology. How to meet APA style journal, article reporting, standards. Washington: APA. 

Howitt, D. (2016). Introduction to qualitative research methods in psychology (third edition). London: Pearson.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala