Laboratório de Competências Éticas e Deontológicas em Psicologia
Apresentação
Esta UC visa conhecer conceptualmente o conceito de Ética e aplicar o pensamento e a tomada de decisão ética. Espera-se que os estudantes desenvolvam-se e treinem-se compete¿ncias de identificac¿a¿o de dilemas e formulac¿a¿o de deciso¿es eticamente fundamentadas.
Curso
Psicologia (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP608-22187
Disciplinas complementares recomendadas
- Sucede a Métodos de Investigação em Psicologia e Laboratório de Competências Académicas - Precede Metodologia de investigação quantitativa, Metodologia de investigação qualitativa e Fundamentos de Avaliação Psicológica
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
CP1: Introduc¿a¿o a¿ E¿tica 1.3 Teorias e¿ticas normativas CP2: E¿tica em psicologia CP3: Princi¿pios Gerais do Co¿digo Deontolo¿gico OPP CP4: Princi¿pios Especi¿ficos do Co¿digo Deontolo¿gico OPP CP5: O processo de tomada de decisa¿o e¿tica
1.1 Distinc¿a¿o conceptual entre E¿tica, Moral e Deontologia
1.2 Antecedentes histo¿ricos: Princi¿pios da Bioe¿tica e Declarac¿a¿o de Helsi¿nquia
1.3.1 Teorias da Virtude
1.3.2 Teorias Deontolo¿gicas
1.3.3 Teorias Consequencialistas
2.1 Co¿digos de E¿tica e Deontologia em Psicologia: Princi¿pios comuns
2.2 Co¿digo Deontolo¿gico da OPP: Das origens a¿ estrutura atual
Objetivos
OA1: Diferenciar conceitos e pressupostos relativos a¿ E¿tica, Moral e Deontologia. OA4: Identificar dilemas e¿ticos na pra¿tica psicolo¿gica.
OA2: Interpretar e saber aplicar o Co¿digo Deontolo¿gico da OPP.
OA3: Descrever e compreender os princi¿pios e¿ticos que configuram a deontologia da aplicac¿a¿o da psicologia nos seus diversos campos de atuac¿a¿o, pape¿is e atividades, atrave¿s da interpretac¿a¿o cuidada do Co¿digo Deontolo¿gico da OPP.
OA5: Formular deciso¿es eticamente fundamentadas, equilibradas e com sensibilidade casui¿stica, considerando os diferentes contextos de exerci¿cio da pra¿tica psicolo¿gica.
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteu¿dos programa¿ticos sera¿o lecionados atrave¿s do recurso a uma diversidade de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objectivos e conteúdos da unidade curricular, designadamente: ME1: Exposic¿a¿o oral com apoio de materiais audiovisuais; ME2: Dia¿logo interativo; ME3: atividades de pequeno grupo em sala de aula; ME4: aplicac¿a¿o de exerci¿cios; ME5: feedback pelo docente e ME6: feedback por pares. A avaliac¿a¿o em peri¿odo normal sera¿ conti¿nua e contemplara¿ os seguintes elementos: 1 prova escrita (50%); um trabalho prático em grupo, que consiste na elaboração de um relatório final relativo a um processo de tomada de decisão ética (relatório final: 40%; discussão individual oral: 5%; defesa individual: 5%).
Bibliografia principal
American Psychological Association (2017). Ethical Principles for Psychologists and Code of Conduct. Washington: APA Fisher, C. (2010). Decoding the Ethics Code: A Practical Guide for Psychologists. London: Sage. Ricou, M. (2004). A Ética e a deontologia no exercício da Psicologia. Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Bersoff, D. (2008). Ethical Conflicts in Psychology. Washington, DC: APA.
Ordem dos Psico¿logos Portugueses (2016). Co¿digo Deontolo¿gico da OPP. Lisboa: OPP.
Koocher, G. & Keith-Spiegel, P. (2008). Ethics in Psychology and the Mental Health Professions: Standards and Cases. Oxford: Oxford University Press.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala