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Universidade Lusófona do Porto

Laboratório de Competências de Observação

Apresentação

Esta UC tem como principal objetivo explorar a relevância do método de observação no domínio da psicologia, o desenvolvimento de competências neste âmbito e a sua aplicação a contextos reais (na prática e na investigação). 

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-22184

Disciplinas complementares recomendadas

Metodologia de Investigação Qualitativa

Laboratório de Competências Éticas e Deontológicas 

Fundamentos de Avaliação Psicológica

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CP1: Enquadramento conceptual da observação

1.1 A observação no domínio da psicologia

1.2 Objetivos e tipos de observação

1.3 Contextos de aplicação

CP2: Competências de observação

2.1 Observação do comportamento individual

2.2 Observação de interações

2.3 Observação ecológica

CP3: Aspetos metodológicos da observação

3.1 Operacionalização e codificação dos comportamentos

3.2 Amostragem e registo

3.3 Recolha e tratamento da informação

3.4 Fiabilidade e validade: Fontes de erro e enviesamento 

CP4: Considerações éticas na observação

Objetivos

OA1: Explicar a utilidade e o enquadramento das competências de observação no domínio da psicologia 

OA2: Demonstrar competências de observação

OA3: Desenvolver e aplicar um protocolo de observação

OA4: Sistematizar e interpretar os resultados da observação

OA5: Integrar os resultados da observação com outros métodos de recolha de informação

OA6: Reconhecer as aplicações das competências de observação na investigação e contextos práticos

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologias e práticas pedagógicas inovadoras: ME1: Exposição oral com apoio de materiais audiovisuais; ME2: Role-Play; ME3: Exercícios de aplicação; ME4: Autofeedback; ME5: Feedback por pares; ME6: Feedback pelo docente.

A UC adota Avaliação Contínua (AC) e contempla os seguintes elementos: conceção em grupo de um protocolo de observação para aplicação em contexto real (40%); elaboração de um relatório individual que reflita a experiência e resultados da aplicação (60%). A média final ponderada de ambos os elementos terá de ser igual ou superior a 9,5 para aprovação na UC. Os estudantes que não obtenham aprovação em período normal serão admitidos a exame de recurso, que consistirá na entrega de um protocolo de observação, mediante enunciado previamente disponibilizado pelo docente (50%), e respetiva discussão oral (50%).

Bibliografia principal

Estrela, A. (2015). Teoria e prática de observação em classes (4ª Edição). Porto: Porto Editora.

Evertson, C. (1986). Observation as inquiry and method. In M. C. Wittrock & R. Travers (Edit.), Handbook of research on teaching (pp. 163-213). New York: Macmillan.

 

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