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Universidade Lusófona do Porto

Laboratório de Competências de Investigação

Apresentação

O objectivo desta Unidade Curricular (UC), que ocorre no final do 1º ciclo em
Psicologia, é promover o ensino e o treino de competências de investigação fundamentais
ao estudo e à prática da investigação. A UC tem como objetivo promover nos alunos
competências para a concretização de uma investigação experimental em psicologia,
desde o plano conceptual à divulgação dos resultados.

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-13891

Disciplinas complementares recomendadas

Estatísticas e UC laboratoriais

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

CP1. Sequência e componentes de um trabalho investigação

CP2: Da escolha da área à delimitação do tema de investigação

CP3: Estado da Arte: revisão teórica e empírica

3.1 Pesquisa, seleção e organização dos resultados da pesquisa em bases de dados

3.2 Síntese e apreciação crítica do material científico recolhido

3.3 A formulação fundamentada de hipóteses e implicações metodológicas e éticas

CP4: Método

4.1. Pesquisa e seleção dos instrumentos de avaliação

4.2 Procedimentos de amostragem e recrutamento de participantes

4.3 Recolha de dados

CP5: Resultados

5.1: Construção e preparação da base de dados

5.2. Análise estatística e redação dos resultados

CP6: Discussão dos resultados

6.1 Discussão das hipóteses e integração empírico-conceptual

6.2 Limitações e futuros estudos

6.3 Contributos para a prática e teoria

CP7: Divulgação dos resultados

7.1 Preparação de materiais para divulgação de resultados (e.g., artigo científico/poster científico).

 

Objetivos

OA1: rever e sistematizar os conteúdos de UC anteriores com o objetivo de planear o projeto de investigação com metodologia quantitativa

OA2: identificar e selecionar o tema de investigação

OA3: rever, examinar, selecionar e sistematizar a informação recolhida acerca do estado da arte

OA4: criar hipóteses e desenhar o plano de investigação e o método

OA5: refletir criticamente as implicações éticas

OA6: recolher dados através de métodos validados de recolha de dados

OA7: construir, selecionar e analisar estatisticamente os dados recolhidos

OA8: interpretar e redigir os resultados

OA9: analisar, integrar e justificar os resultados do ponto de vista teórico, empírico e metodológico, bem como a sua aplicabilidade prática

OA10: combinar e construir materiais de divulgação dos resultados

 

Metodologias de ensino e avaliação

Os CP serão lecionados através do recurso a uma diversidade de métodos: ME1: Exposição oral com apoio de materiais audiovisuais; ME2: Diálogo interativo; ME3: Atividades de pequenos grupos em sala de aula; ME4: Pesquisa bibliográfica; ME5: Criação e apresentação de posters interativos. A avaliação contemplará os seguintes 4 elementos de avaliação: Introdução: Fundamentação teórica e empírica da investigação; objetivos e hipóteses (20%); - Método (20%); - Resultados/Discussão (20%); Entrega de trabalho e apresentação de Poster Científico (40% dos quais 20% avaliam o desempenho individual do estudante). A avaliação final resulta da média de todos elementos de avaliação. A aprovação à UC implica que o estudante não tenha uma avaliação final inferior a 9,5 valores. Os estudantes que tenham uma avaliação final inferior a 9,5 valores transitam para exame de recurso e os elementos de avaliação com avaliação não inferior a 9.5 são congelados. 

Bibliografia principal

Almeida, L., & Freire, T. (Eds.). (2007). Metodologia da investigação em psicologia e educação (4ª ed.). Braga: Psiquilibrios.

Clark-Carter, D. (2018). Quantitative psychological research: The complete student's companion (3rd Ed.). NY: Psychology Press.

Martins, C. (2011). Manual de Análise de Dados Quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilibrios.

Martin, W. E. & Bridgmon, K. D. (2012). Quantitative and statistical research methods: From hypothesis to results. San Francisco, CA: John Wiley and Sons

Nicol, A. A., & Pexman, P. M. (2010). Displaying your findings: A practical guide for creating figures, posters, and presentations. Washington, DC: American Psychological Association.

Nicol, A. A., & Pexman, P. M. (2010). Presenting your findings: A practical guide for creating tables. Washington, DC: American Psychological Association.

 

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