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Universidade Lusófona do Porto

História e Filosofia da Ciência

Apresentação

A História e Filosofia da Ciência permite compreender as transformações científicas numa dimensão histórica, possibilitando uma visão dinâmica do conhecimento e práticas científicas que dê enfase aos processos de circulação do conhecimento, estratégias de apropriação e interações entre o local e o global.

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-22176

Disciplinas complementares recomendadas

Epistemologia das Ciências Sociais

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

 

1. Filosofia e História da Ciência

1. Filosofia e Ciência na Antiguidade Clássica

1.1 Da Antiguidade Clássica à Idade Moderna

12. A separação entre Filosofia e Ciência na Idade Moderna

1.3. O século XX e a Revolução Técnico-científica

2.  O conhecimento como construção humana

2.1 A ciência como forma de conhecimento

2.2 Ciência e Pseudociência

2.2.1 Mitos, crenças e simplificações excessivas

2.2.2 Conhecimento baseado na evidência científica

Objetivos

No final da UC os estudantes serão capazes de

Adquirir conhecimentos e competências para uma análise crítica do passado histórico histórico e dos debates filosóficos em torno da ciência

Compreender e refletir sobre as transformações científicas numa dimensão histórico-filosófica, permitindo  a dinâmica do conhecimento e das práticas científicas;

Comunicar os seus conheciemtos e reflexões fundamentados, a diferentes interlocutores;

Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidas ao longo da UC

Metodologias de ensino e avaliação

Nesta UC privilegiar-se-á um modelo teórico-prático, integrando momentos de apresentação estruturada de conteúdos interpelada pelo questionamento e debate em torno das ideias e dos conceitos apresentados. Trabalho colaborativo em torno de textos sobre grandes pensadores, com a participação ativa e crítica dos estudantes. Elaboração/apresentação de trabalhos de pesquisa bibliográfica relacionados com os temas da UC realizados individualmente ou em grupo.

UC funciona em modalidade de avaliação contínua, em regime presencial, implicando a presença em 70% das aulas. A classificação final resulta: 2 testes escritos (30%+30%), e 1 trabalho de grupo (20% pelo trabalho + 20% na apresentação e discussão)

Na avaliação contínua, os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 9.5 valores nas componentes teórica (2 testes escritos) e prática (trabalho indivudual/ grupo) para aprovação à UC. Os estudantes que não tiverem aproveitamento terão acesso ao exame final escrito (100%).

 

Bibliografia principal

Acot, P. (2001). História das Ciências. Lisboa : Edições 70

Bracco, C. (2018). Quando Albert se tornou Einstein.Vidas: Bizâncio.

Burguete, M. (2015).  História e Filosofia das Ciências  (2º ed.). Lisboa: Edições Piaget

Burke, P. (2003). Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar.

Costa, A. (2013).  Introdução à História e Filosofia das Ciências  (3ª ed.) Lisboa:  Publicações Europa-América

Kostas, G. (2007). O passado das Ciências como História. Porto: Porto Editora

Koyré, A. (2015). História e Filosofia das Ciências. Lisboa: Fino Traço. 

Wootton, D. (2017). A Invenção da Ciência. Nova História da Revolução Científica. Lisboa: Temas & Debates

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Alcina Manuela de Oliveira Martins

segundas feiras das 17h às 18h

Gabinete da Biblioteca

Reunião online com marcação prévia