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Universidade Lusófona do Porto

Fundamentos de Avaliação Psicológica

Apresentação

Esta unidade curricular tem por objetivo a promoção de conhecimentos e competências introdutórias no domínio da avaliação psicológica e da sua aplicação em diferentes contextos práticos. Os conteúdos programáticos apresentados foram selecionados e organizados por forma a promover uma aprendizagem sustentada, mas também por serem importantes para os estudantes prosseguirem os seus estudos e poderem, posteriormente, desenvolver a sua atividade profissional.  Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, com vista a promover a apreensão de conhecimento teórico e o necessário treino prático.

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-22185

Disciplinas complementares recomendadas

Personalidade e Diferenças Individuais, Psicometria, Laboratório de Competências de Observação, Laboratório de Competências Éticas e Deontológicas 

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CP1: Avaliação Psicológica: Introdução e caracterização

1.1 História e evolução

1.2 Modelos teóricos: Pressupostos e principais técnicas

1.3 Objetivos e contextos de aplicação

1.4 Fases e modelo de teste de hipóteses

1.5 A importância da avaliação multimétodo e multi-informante

1.6 Relações entre avaliação e intervenção psicológica

CP2: Questões éticas em avaliação psicológica

CP3: Entrevista

3.1 Entrevista com adultos

3.2 Entrevista com crianças e adolescentes

3.2.1 Entrevista com pais/cuidadores e professores

CP4: Princípios da aplicação de testes psicológicos

4.1 Testes psicológicos com crianças/adolescentes

4.2 Testes psicológicos com adultos

CP5: Aplicações do método observacional à avaliação psicológica

CP6: Relatórios Psicológicos

Objetivos

OA1: Reconhecer a importância da medida em psicologia e as suas relações com outras práticas psicológicas.

OA2: Descrever as principais características, etapas e modelos teóricos na avaliação psicológica.

OA3: Reconhecer a necessidade de recurso a diferentes metodologias e informadores no processo de avaliação psicológica, assim como a sua aplicabilidade a diferentes situações e contextos práticos.

OA4: Identificar objetivos, pressupostos teórico-práticos, potencialidades e limites de diferentes metodologias e procedimentos de avaliação psicológica.

OA5: Demonstrar capacidade para comunicar informação recolhida no âmbito da avaliação psicológica, nomeadamente ao nível da formulação e redação de relatórios psicológicos.

OA6: Refletir sobre questões ético-deontológicas da avaliação psicológica em diferentes situações e contextos práticos.

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologias: exposição oral, diálogo interativo, atividades pequeno grupo, feedback por pares e docente.

A UC adota Avaliação Contínua (AC) e independência de avaliação das componentes teórica e prática. Cada componente integra instrumentos de avaliação específicos (¿Avaliação ¿ Instrumentos e Parâmetros de Avaliação¿). É obrigatória classificação não inferior a 9.5 em ambas as componentes para aprovação. Estudantes sem aprovação podem submeter-se a exame na época recurso, mas apenas se tiverem comparecido a pelo menos um dos elementos de AC. Os estudantes podem aprovar a uma das componentes e conservar essa nota, sendo-lhes exigido que realizem prova de exame correspondente à componente sem aprovação em AC; nota final considerará a proporcionalidade prevista para cada componente. Os estudantes podem decidir não conservar a nota da componente com aprovação em AC, voltando a ser avaliados a ambas; as classificações obtidas na AC deixam de ser consideradas na classificação em exame. 

Bibliografia principal

  • Fernández-Ballesteros, R. (2011). Evaluación psicológica: Conceptos, métodos y estudio de casos (2ª edición). Madrid: Pirámide.

  • Goldfinger, K. & Pomerantz, A. M. (2014). Psychological assessment and report writing. London: Sage publications.

  • Groth-Marnat, G. & Wright, A. J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th edition). New Jersey: John John Wiley & Sons.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Célia Ferreira

4ª feira, 13:30H ¿ 14:30H

Sala Investigação Psicologia