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Universidade Lusófona do Porto

Fundamentos Biológicos do Comportamento Humano

Apresentação

A UC Fundamentos Biológicos do Comportamento Humano enquadra-se no 1º ciclo em Psicologia. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes às principais questões da Biologia e da Genética aplicadas estudo do comportamento Humano, desde o nível celular e molecular ao sistémico. Pretende-se que os estudantes adquiram e sistematizem conhecimentos sobre a organização estrutural e molecular da célula e os mecanismos subjacentes ao seu normal funcionamento, particularmente as células do sistema nervoso. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes adquiram e sistematizem conceitos-base de genética Humana e reconheçam a pertinência destes conceitos para as questões práticas do seu futuro profissional.

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-22177

Disciplinas complementares recomendadas

Biologia (Ensino Secundário)

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

  1. Organização estrutural e funcional da célula eucariótica
    1. Organelos celulares e membranas biológicas
  2. Neurobiologia celular e molecular
    1. Estrutura e função dos neurónios e das células da glia
    2. Comunicação nervosa
    3. Neuroplasticidade
  3. Organização e função geral do sistema nervoso
  4. Mecanismos de transmissão hereditária
    1. Genótipo; fenótipo e epigenética

    2. Ciclo celular: meiose e mitose

    3. Bases gerais de genética humana: DNA; RNA e Síntese Proteica

    4. Genética e a patologia: Implicações para a área da psicologia

  5. Bases biológicas do comportamento e do comportamento social

Objetivos

Os objetivos de aprendizagem (OA) da presente UC são:  

OA1) Compreender e discriminar o papel e a função dos diferentes componentes celulares e a dinâmica da célula eucariótica;

OA2) Identificar e descrever a estrutura e os mecanismos subjacentes ao normal funcionamento das células do sistema nervoso humano;

OA3) Descrever e compreender a organização geral do sistema nervoso;

OA4) Descrever e compreender os conceitos-base de genética humana;

OA5) Reconhecer e compreender os mecanismos básicos da expressão genética e a sua regulação;

OA6) Compreender a relação entre a hereditariedade e a patologia;

OA7) Reconhecer e compreender os grandes sistemas biológicos diretamente envolvidos no comportamento;

OA8) Discutir e reconhecer a importância das questões da biologia e da genética aplicadas ao comportamento humano.

Metodologias de ensino e avaliação

Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME2), Atividades de pequeno grupo (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6). As ME propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência e ajustadas aos OA e CP da UC.

A avaliação é contínua nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da ULP.  A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nas componentes de avaliação: Teórica: 2 provas escritas (30% cada) e Prática: Apresentação de trabalho de grupo (40%). Os estudantes que não obtenham aprovação em avaliação contínua poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso, época especial e para efeitos de melhoria de nota incidirá sobre a totalidade dos CP.

 

Bibliografia principal

  • Azevedo, C. & Sunkel, C. E. (2012). Biologia celular e molecular (5ª edição).  Lisboa: Lidel.
  • Brandão, M. L. (2004). As bases biológicas do comportamento: introdução à neurociência. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária
  • Cooper, G.M. (2007). The Cell : a molecular approach. (4th ed.). Washington : ASM Press, cop
  • Gilbert, S. F. & Barresi, M. J. F.(2018). Developmental Biology (11th edition). Sunderland, Massachusetts : Sinauer Associates, Inc.
  • Gleitman, H., Fridlund, A., Reisberg, D. (2014). Psicologia (10ª edição). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Guyton, AC. & Hall, JE (2017). Tratado de Fisiologia Médica (13ª edção). Rio de Janeiro: Elsevier

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Inês Marques Aleixo

terça-feira, 10h-11h

 a definir