Fundamentos Biológicos do Comportamento Humano
Apresentação
A UC Fundamentos Biológicos do Comportamento Humano enquadra-se no 1º ciclo em Psicologia. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes às principais questões da Biologia e da Genética aplicadas estudo do comportamento Humano, desde o nível celular e molecular ao sistémico. Pretende-se que os estudantes adquiram e sistematizem conhecimentos sobre a organização estrutural e molecular da célula e os mecanismos subjacentes ao seu normal funcionamento, particularmente as células do sistema nervoso. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes adquiram e sistematizem conceitos-base de genética Humana e reconheçam a pertinência destes conceitos para as questões práticas do seu futuro profissional.
Curso
Psicologia (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP608-22177
Disciplinas complementares recomendadas
Biologia (Ensino Secundário)
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Genótipo; fenótipo e epigenética Ciclo celular: meiose e mitose Bases gerais de genética humana: DNA; RNA e Síntese Proteica Genética e a patologia: Implicações para a área da psicologia Bases biológicas do comportamento e do comportamento social
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem (OA) da presente UC são: OA1) Compreender e discriminar o papel e a função dos diferentes componentes celulares e a dinâmica da célula eucariótica; OA2) Identificar e descrever a estrutura e os mecanismos subjacentes ao normal funcionamento das células do sistema nervoso humano; OA3) Descrever e compreender a organização geral do sistema nervoso; OA4) Descrever e compreender os conceitos-base de genética humana; OA5) Reconhecer e compreender os mecanismos básicos da expressão genética e a sua regulação; OA6) Compreender a relação entre a hereditariedade e a patologia; OA7) Reconhecer e compreender os grandes sistemas biológicos diretamente envolvidos no comportamento; OA8) Discutir e reconhecer a importância das questões da biologia e da genética aplicadas ao comportamento humano.
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME2), Atividades de pequeno grupo (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6). As ME propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência e ajustadas aos OA e CP da UC. A avaliação é contínua nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da ULP. A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nas componentes de avaliação: Teórica: 2 provas escritas (30% cada) e Prática: Apresentação de trabalho de grupo (40%). Os estudantes que não obtenham aprovação em avaliação contínua poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso, época especial e para efeitos de melhoria de nota incidirá sobre a totalidade dos CP.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Inês Marques Aleixo terça-feira, 10h-11h a definir