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Universidade Lusófona do Porto

Estatística I

Apresentação

A unidade curricular tem por objetivo introduzir os alunos a noções fundamentais de estatística descritiva, probabilidades e variáveis aleatórias. Visando a promoção de uma aprendizagem sólida e sustentada, avaliou-se o enquadramento das outras unidades curriculares do curso em relação a esta, tendo-se escolhido os conteúdos programáticos apresentados por serem importantes para os alunos prosseguirem estudos e desenvolverem a sua atividade profissional.

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-979

Disciplinas complementares recomendadas

Matemática A ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais (Ensino Secundário)

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Estatística descritiva:

  1. População e amostra
  2. Parâmetros e estatísticas
  3. Variáveis e sua classificação
  4. Representação tabular e gráfica de dados univariados e bivariado
  5. Medidas descritivas
  6. Introdução ao SPSS

Probabilidades:

  1. Experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimentos
  2. Probabilidade: definição, interpretações e propriedades
  3. Probabilidade condicionada
  4. Acontecimentos independentes
  5. Teorema de Bayes

Variáveis aleatórias:

  1. Variáveis aleatórias discretas, função probabilidade e função de distribuição
  2. Variáveis aleatórias contínuas, função densidade e função de distribuição
  3. Modelos de variáveis aleatórias discretas e contínuas

Objetivos

Desenvolver a capacidade de irealizar análises estatísticas elementares de dados, introduzindo os alunos a noções fundamentais de estatística descritiva, probabilidades e variáveis aleatórias.

 

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

- criar uma base de dados SPSS com base em questionários

- organizar e sumariar dados

- realizar uma análise descritiva de um conjunto de dados

- realizar os procedimentos inscritos nos dois pontos anteriores com e sem recurso ao SPSS

- resolver problemas que envolvam o cálculo de probabilidades e variáveis aleatórias

- avaliar e criticar as análises efetuadas

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.

As aulas serão presenciais e de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de problemas, nomeadamente, com recurso ao software estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), em atividades individuais ou de pequeno grupo com feedback docente. Os estudantes serão expostos a recursos educativos interativos, como quizzes e será evidenciada a articulação com outras unidades curriculares, promovendo a realização de atividades às quais será dada continuidade em Estatística II e que servirão de base às análises efetuadas em Métodos de Investigação Quantitativa. A avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto (¿27 - Avaliação ¿ Instrumentos e Parâmetros de Avaliação¿).

Bibliografia principal

  • Afonso, A., e Nunes, C. (2011). Probabilidades e Estatística: Aplicações e Soluções em SPSS. Lisboa, Portugal:  Edições Sílabo.
  • Guimarães, R. C., e Cabral, J. S. (2010). Estatística (2ª edição). Lisboa, Portugal: Verlag Dashöfer Portugal.
  • Marôco, J. (2014). Análise estatística com o SPSS statistics (6ª edição). Pêro Pinheiro, Portugal: ReportNumber.
  • Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., e Pimenta, C. (2015). Introdução à Estatística (3ª edição). Lisboa, Portugal: Escolar Editora.
  • Pestana, M. H., e Gageiro, J. M. (2014). Análise de dados para Ciências Sociais: A complementaridade do SPSS (6ª edição). Lisboa, Portugal: Edições Sílabo.

 

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