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Universidade Lusófona do Porto

Cérebro e Comportamento

Apresentação

A Unidade Curricular (UC) Cérebro e Comportamento tem como objeto de estudo o funcionamento do sistema cérebro-comportamento, tratando-se de uma disciplina de caracter introdutório. O programa e conteúdos têm em conta a articulação direta com outras UCs, permitindo aprofundar os conhecimentos adquiridos na UC Fundamentos Biológicos do Comportamento Humano e contribuindo para a aquisição de conhecimentos teórico-conceptuais cruciais para a UC de Neuropsicologia. Os principais objetivos desta UC são: (a) aprofundar a compreensão das relações cérebro-comportamento e (b) possibilitar o contacto com metodologias científicas nesta área de estudo. É nesse sentido que esta UC tem o seu espaço justificado, contribuindo para a formação de nível inicial dos/das estudantes em articulação com o restante plano de estudos.

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-22179

Disciplinas complementares recomendadas

Sucede a Fundamentos Biológicos do Comportamento Humano.

Precede a Neuropsicologia.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

  1. CP1 | Introdução ao estudo da relação cérebro-mente-comportamento
  2. CP2 | Neuroanatomia
    1. Neuroanatomia funcional
    2. Embriogénese e desenvolvimento do sistema nervoso
    3. Alterações no desenvolvimento neurológico
  3. CP3 | Sistemas de regulação e homeostasia
    1. Neurofisiologia
    2. Neuroendrocrinologia
    3. Neuroimunologia
  4. CP4 | O sistema neuromuscular
    1. Estrutura e função do músculo esquelético e cardíaco e a sua dependência do sistema nervoso
    2. Controlo motor e principais perturbações
  5. CP5 | Sensação e percepção sensorial
    1.  A codificação sensorial
    2. A percepção sensorial
  6. CP6 | Fundamentos neuronais das emoções
    1. A anatomia das emoções 
    2. A fisiologia das emoções
    3. A química das emoções
  7. CP7 | Métodos de estudo/investigação em neurociências (fMRI, TMS, EEF, etc.)

Objetivos

Os objetivos de aprendizagem (OA) são:

  • OA1: Relacionar o funcionamento do sistema nervoso (SN) com o comportamento e a cognição
  • OA2: Descrever a estrutura e função dos componentes do SN
  • OA3: Compreender e descrever o desenvolvimento embrionário-fetal do SN
  • OA4: Identificar e descrever as principais alterações na embriogénese e malformações do SN
  • OA5: Compreender o papel dos sistemas de regulação e o conceito de homeostase
  • OA6: Reconhecer o funcionamento do cérebro e do SN
  • OA7: Reconhecer o funcionamento do sistema endócrino e imune e a sua relação com o SN
  • 0A8: Compreender a estrutura e funcionamento do músculo esquelético e cardíaco e a sua dependência do SN
  • OA9: Conhecer os sistemas sensoriais e compreender a natureza do processamento da informação
  • OA10: Conhecer a constituição e o funcionamento do sistema límbico e dos mecanismos de regulação emocional
  • OA11: Distinguir os principais contributos dos métodos em neurociência para a compreensão do SN (fMRI, TMS, EEF, etc.)

Metodologias de ensino e avaliação

Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas, incluindo práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência. As aulas combinam métodos expositivos (ME1), visionamento e discussão de documentários (ME2), atividades em pequeno grupo (ME3), aulas tutoriais entre estudantes e professor/a para a preparação de trabalhos (ME4), processo de revisão pelos pares (ME5) e feedback dado pelo/a docente às produções dos/das estudantes (M6). A UC funciona em modalidade de avaliação contínua (implica obter frequência de acordo o Regulamento Geral de Avaliação, a par de instruções adicionais emanadas pelos órgãos competentes, mediante a evolução conjuntural). A avaliação resulta da seguinte ponderação: 60% - dois testes escritos; 40% - caracterização de um caso clínico que apresente alterações do funcionamento neurofisiológico. Nota mínima em cada componente é de 9,5 valores. Os alunos sem aproveitamento na avaliação contínua terão acesso a exame final (100%).

Bibliografia principal

  • Bear, M. F., Connors, B. W., & Paradiso, M. A. (2017): Neurociências: Desvendando o sistema nervoso (4.ª Edição). São Paulo: Artmed Ed.
  • Bigote de Almeida, L. (2018). Introdução à Neurociência: Arquitectura, função, interacções e doença do sistema nervoso (2.ª Edição revista). Lisboa: Climepsi Editores.
  • Gazzaniga, M. S., Ivry, R. B., & Mangun, G. (2019): Cognitive Neuroscience: The biology of mind
  • (5th Ed.). New York: W. W. Norton.
  • Kandel, E. R., Schwartz, J. H., Jessell, T. M., Siegelbaum, S. A., & Hudspet, A. J. (2014). Princípios de Neurociências (5.ª Edição). Porto Alegre: AMGH Editora Ltda.
  • Purves, D., Augustine, G. J., Fitzpatrick, D., Hall, W. C., LaMantia, A.-S., McNamara, J. O., & White, L. E. (Eds.). (2008). Neuroscience (4th ed.). Sinauer Associates.

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