Cérebro e Comportamento
Apresentação
A Unidade Curricular (UC) Cérebro e Comportamento tem como objeto de estudo o funcionamento do sistema cérebro-comportamento, tratando-se de uma disciplina de caracter introdutório. O programa e conteúdos têm em conta a articulação direta com outras UCs, permitindo aprofundar os conhecimentos adquiridos na UC Fundamentos Biológicos do Comportamento Humano e contribuindo para a aquisição de conhecimentos teórico-conceptuais cruciais para a UC de Neuropsicologia. Os principais objetivos desta UC são: (a) aprofundar a compreensão das relações cérebro-comportamento e (b) possibilitar o contacto com metodologias científicas nesta área de estudo. É nesse sentido que esta UC tem o seu espaço justificado, contribuindo para a formação de nível inicial dos/das estudantes em articulação com o restante plano de estudos.
Curso
Psicologia (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP608-22179
Disciplinas complementares recomendadas
Sucede a Fundamentos Biológicos do Comportamento Humano. Precede a Neuropsicologia.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem (OA) são:
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas, incluindo práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência. As aulas combinam métodos expositivos (ME1), visionamento e discussão de documentários (ME2), atividades em pequeno grupo (ME3), aulas tutoriais entre estudantes e professor/a para a preparação de trabalhos (ME4), processo de revisão pelos pares (ME5) e feedback dado pelo/a docente às produções dos/das estudantes (M6). A UC funciona em modalidade de avaliação contínua (implica obter frequência de acordo o Regulamento Geral de Avaliação, a par de instruções adicionais emanadas pelos órgãos competentes, mediante a evolução conjuntural). A avaliação resulta da seguinte ponderação: 60% - dois testes escritos; 40% - caracterização de um caso clínico que apresente alterações do funcionamento neurofisiológico. Nota mínima em cada componente é de 9,5 valores. Os alunos sem aproveitamento na avaliação contínua terão acesso a exame final (100%).
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala