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Universidade Lusófona do Porto

Métodos e Regras de Investigação Científica

Curso

Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 45

Código

ULP290-14755

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos Teóricos da Investigação em Ciências Sociais e Humanas
1.2. Paradigmas, Metodologias e Métodos de Investigação
2. O Processo da Investigação em Ciências Socais e Humanas
2.2. Problema e Hipótese
A revisão da literatura.
Pressupostos e variáveis.
Projetos de pesquisa.
População e amostra.
Técnicas de coleta de dados.
Relatório de inquérito.
As diferenças no processo de investigação a partir da perspectiva quantitativa e / ou qualitativa.
3. A Investigação Qualitativa: importância, história e características
3.2. Questões da Investigação: Áreas de interesse e delimitação do problema
3.3. Problemas metodológicos e o Processo de Investigação:
Princípios metodológicos
O processo de Investigação
Desenho de Investigação: temas, pessoas, metodologia
Recolha de dados biográficos e autobiográficos: instrumentos a utilizar
Desenhos e formas de investigação

Objetivos

Esta UC pretende constituir uma primeira abordagem à metodologia de Investigação científica, dotando os alunos de conhecimentos e competências básicas para compreender e realizar investigação. Mais precisamente, os objectivos específicos desta UC são promover o conhecimento e reflexão à volta:
- das características do conhecimento científico e reflectir criticamente sobre a evolução deste conhecimento;
- das diversas e distintas metodologias de investigação, reconhecendo as suas especificidades e o seu âmbito e contextos de aplicação
- das etapas sequenciais do processo de investigação científica, bem como os objectivos de cada uma destas etapas
- dos princípios éticos a salvaguardar na investigação com seres humanos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1 Analisar os fundamentos e dominar os conceitos básicos de pesquisa
2 Iniciar os alunos na realização de projetos de pesquisa, concepção e realização de
Inquéritos do complexo até nenhuma complexidade notável.
3 Desenvolver e interpretar relatórios de pesquisa.
4 Desenvolver uma atitude de pesquisa que facilita a aprendizagem ao longo da vida que requer atualização profissional.

Metodologias de ensino e avaliação

Neste ponto, referentes às metodologias que elegemos, gostaríamos, antes de as anunciar, de sustentar um pouco o porquê das nossas opções. Entendemos a aprendizagem como algo que ultrapassa o mero pragmatismo do programa académico e, por isso mesmo, que incorpora atitudes, valores e competências sociais e éticas. Assim, pensamos as nossas metodologias assentes numa estrutura que privilegie três subsistemas: estruturas de cooperação educativa (projetos temáticos de estudo, de pesquisa científica para o desenvolvimento das aprendizagens curriculares); circuitos de comunicação (comunicação do trabalho em projetos, apresentação das produções e reflexão sobre o conhecimento); e participação democrática direta (discussão e avaliação das formas de organização do trabalho pedagógico e análise e reflexão critica das situações mais significativas) .
Perante isto, vemos a avaliação como um instrumento permanente de regulação, plural (um trabalho e um teste), que se constitua como orientador

Bibliografia principal

Freixo, M. J. V. (2011) Metodologia científica : fundamentos, métodos e técnicas - 3ª ed. Lisboa : Instituto Piaget
Coutinho, C. P. (2014). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas : teoria e prática 2ª edição. Coimbra : Almedina
Almeida, L. S. e Freire. (2008) Metodologia da investigação em psicologia e educação / - 5ª ed. Braga. Psiquilíbrios
Bisquerra Alzina, R. (2004). Metodologia da pesquisa educacional. Madrid: La Muralla.
De la Herrán (Coord.) (2005). Pesquisa em Educação. Fundamentos, aplicações e novas perspectivas. Madrid: Dilex.