Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Introdução à Economia

Curso

Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 45

Código

ULP290-98

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. A Economia: objecto, conceitos introdutórios e quadros de análise.
II . Os Sistemas Económicos: uma primeira abordagem aos modelos de organização económica.
III As Leis Fundamentais do Mercado: A Procura.
IV. A Oferta.
V. O Mercado em Funcionamento, Formação de Preços e Comportamento dos Empresários: A Lei da Oferta e da Procura.
VI. Políticas de Defesa da Concorrência e de Apoio Público.
VII. Formação dos preços dos factores de produção. Breve Referência às regras de formação dos salários, rendas, juros e lucros.

Objetivos

Servir como preparação dos alunos para a melhor compreensão e domínio do direito económico e regulador do funcionamento dos mercados e da economia em geral, bem como servir de preparação de base para a sua formação no âmbito do direito financeiro, fiscal e da concorrência, desenvolvendo as competências suficientes para a compreensão dos problemas fundamentais de micro e de macro economia relevantes para a formação necessária às disciplinas dos anos seguintes, mormente, as Finanças Públicas e o Direito Fiscal. Para tal esta disciplina complementa-se com a disciplina do 2º semestre, Economia Política II, concentrando-se esta última em temas exclusivamente macroeconómicos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Alcançar competências no domínio dos conceitos e teorias básicas da economia e dotar os alunos da formação necessária para alcançarem uma boa preparação em temas de natureza económica essenciais à intervenção legislativa nos sectores e mercados fortemente regulados pelo Direito.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teórico-práticas, com uma componente necessariamente expositiva, porquanto esta é uma disciplina de formação de base ao nível do primeiro ano de licenciatura, mas sempre seguida de exemplos práticos e casos práticos propostos para resolução ou reflexão dos alunos, a partir dos quais estes possam alcançar o interesse prático dos conhecimentos adquiridos. A título de exemplo, são por vezes discutidas decisões emanadas de entidades reguladoras, da Comissão Europeia ou dos Tribunais (nacionais e europeu) proferidas em matéria de concorrência ou organização dos mercados e todo um conjunto de questões práticas extraídas da realidade dos nossos dias e que possam suscitar a aplicação dos conceitos adquiridos.

Bibliografia principal

- MANUEL CARLOS LOPES PORTO, Economia - um texto introdutório, Almedina, Coimbra, Portugal, 2006.
- A.J. AVELÃS NUNES, Economia Política - Introdução à História da Ciência Económica e do Pensamento Económico, edição copiografada.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
- A. J AVELÃS NUNES, Uma Volta ao Mundo das Ideias Económicas. Será a Economia uma Ciência?, Edições, Almedina, Coimbra, 2008.
- DAVID R. HENDERSON e JOÃO LUIS CÉSAR DAS NEVES, Enciclopédia de Economia¿, Principia Publicações Universitárias e Cientificas, Lisboa, Portugal, 2001.
- JOÃO LUIS CÉSAR DAS NEVES, Introdução à Economia, Verbo, Lisboa Portugal, 2004.
- Princípios de Economia Política, Verbo, Lisboa, Portugal, 1998.
- ROBERT H. FRANK, Microeconomia e Comportamento, McGraw-Hill, Lisboa, 2002.
__SAMUELSON NORDHAUS, Economia , Lisboa, McGraw-Hill, 2004