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Universidade Lusófona do Porto

História da Integração Europeia

Curso

Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 45

Código

ULP290-14756

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Da ideia de Europa ao projeto europeu.
2. Teorização da integração europeia.
3. A Europa depois da II Guerra: a busca pela unidade e pela cooperação.
4. Os pais fundadores da Europa.
5. As bases da Europa de integração: o Tratado de Paris.
6. A Comunidade Europeia de Defesa e a Comunidade Política Europeia: a ilusão federalista.
7. A via comunitária: Os tratados de Roma.
8. Os anos setenta: a década de estagnação para a integração Europeia?
9. O Mercado Único: lançando um caminho para um projecto neo-liberal?
10. A construção económica e política da União: o Tratado de Maastricht.
11. O caminho para Amesterdão: uma Europa flexível?
12. Os alargamentos da união e os desafios do grande alargamento europeu: coesão ou diluição?.
13. O Tratado de Lisboa: o reforço da União.
14. Perspetivas de evolução para a Europa: a necessidade da Europa e a Europa necessária.

Objetivos

Transmitir uma visão aprofundada da evolução histórica do Projeto Europeu.
Proporcionar conhecimentos que permitam saber contextualizar a evolução da construção da União Europeia nas teorias da integração.
Facilitar a compreensão do funcionamento que as Comunidades Europeias foram tendo ao longo das décadas, até se transformarem na atual união Europeia, compreendendo as várias reformas por que os Tratados Comunitários foram passando e, consequentemente, a evolução da construção económica e politica da União Europeia.
Compreender as linhas de força e os desafios que se colocaram e ainda se colocam à construção da União Europeia.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Adquirir conhecimento aprofundado da formação, evolução e funcionamento da União Europeia. Alcançar a compreensão básica das questões teóricas face à União Europeia e desenvolver consciência crítica face à mesma. Obter domínio da literatura especializada.

Metodologias de ensino e avaliação

O método é teórico-prático. Baseia-se na apresentação e exposição dos conteúdos programáticos, recorrendo, quando for pertinente, à leitura e análise de textos, de modo a promover a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas.
A avaliação pode ser contínua ou por exame final, de acordo com o Regulamento de avaliação da ULP. A avaliação contínua é constituída por um teste e um trabalho escrito (com apresentação oral), a que se acresce a participação nas aulas ao longo do semestre.

Bibliografia principal

Camisão, I. & Lobo-Fernandes, L. (2005). Construir a Europa. O processo de integração entre a teoria e a história. Oeiras: Principia-Publicações Universitárias e Científicas.
Conceição, E. (2016). O futuro da União Europeia. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Dinan, D. (2004). Europe Recast: a History of the European Union. Basingstoke: Palgrave.
Gerbert, P. (1994). La Construction de l`Europe., 2ªed. Paris: Imprimerie Nationale Éditions.
Silva, A. M. (2010). História da Unificação Europeia. A Integração Europeia (1945-2010). Coimbra: Imprensa da Universidade.
Wiener, A. & Diez, T. (2005). European Integration Theory. Oxford: Oxford, UniversityPress.
Urwin, D. W. (1991). The Community of Europe: a History of European Integration since 1945. London: Longman.
Wrihgt, T. (2013). Europe´s Lost Decad. Survival: global Politics and Strategy 55(6): 7-28.
Valério, N. (2010). História da União Europeia. Lisboa: Presença.