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Universidade Lusófona do Porto

Informática e Programação

Curso

Engenharia Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 45

Código

ULP730-7542

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução à informática enquanto ciência da informação. Unidade de informação.
A informática na ótica do utilizador. Apresentação de alguns programas úteis no contexto da Engenharia Civil. Introdução ao MS Office: Word, Excel e Powerpoint. Apresentação de conceitos básicos.
Introdução à programação. Linguagens de programação: máquina, baixo nível e alto nível. O desenvolvimento de software e as suas diferentes fases.
Elementos de lógica.
Algoritmia.
Ambiente VBA (Visual Basic for Applications) em Microsoft Excel.
A linguagem Matlab: ambiente; elementos; funções; expressões aritméticas e lógicas; matrizes e vetores; programação; ficheiros; gráficos.

Objetivos

Melhorar os conhecimentos sobre o computador e a compreensão da interligação entre os seus diversos componentes.
Preparar os estudantes para utilizar o computador, de forma eficiente, na realização de diversos problemas do dia a dia.
Combinar o desenvolvimento de algoritmos com a necessidade de automatização de processos repetitivos em aplicações informáticas.
Desenvolver a capacidade de raciocínio passo a passo através da criação de algoritmos.
Fomentar a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações reais.
Sensibilizar para a utilidade das competências adquiridas, seja no contexto da Licenciatura (e das Unidades Curriculares seguintes) seja no contexto profissional.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final da Unidade Curricular, o estudante deverá ser capaz de:
- estruturar o seu raciocínio por forma a identificar rápida e eficazmente a solução otimizada para um problema identificado;
- utilizar aplicações disponíveis em Microsoft Office na resolução de problemas do dia a dia e, eventualmente, implementar melhorias ao nível da sua automatização;
- assumir a programação, e o desenvolvimento de algoritmos, como resposta à necessidade de automatização de processos repetitivos em aplicações informáticas;
- criar algoritmos optimizados que visem a resolução de problemas que lhe sejam colocados;
- implementar os algoritmos concebidos, desenvolvendo programas em linguagem Matlab.

Metodologias de ensino e avaliação

Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelo estudante.
Durante as aulas, e numa primeira fase, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a exemplos práticos.
Após esta apresentação, serão lançados problemas e desafios, para os quais os estudantes deverão encontrar soluções otimizadas. Os estudantes terão, desta forma, a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquirdos à resolução de problemas propostos.
AVALIAÇÃO: Avaliação contínua [2 testes - 30% + 50%; trabalhos práticos - 20%] ou por exame final [100%], de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP.

Bibliografia principal

- Aguilar, L. J. (2008) - "Fundamentos de Programação - Algoritmos, Estruturas de Dados e Objetos", McGraw-Hill.
- Peres, P. (2011) - "Excel Avançado", 3ª Edição, Edições Sílabo.
- Loureiro, H. (2014) - "Excel 2013 Macros e VBA, Curso Completo", FCA Editora.
- The MathWorks, "Getting started with MATLAB".
http://www.mathworks.com/help/matlab/getting-started-with-matlab.html
- Chapman, Stephen J. (2004) - "MATLAB programming for engineers", Thomson Editor.
- Documentos de apoio, disponibilizados ao longo do semestre.