Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Hidrologia e Hidráulica Sanitária

Curso

Engenharia Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULP730-7685

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Ciclo hidrológico:Considerações gerais; Balanço hidrológico.
Bacia hidrográfica: Introdução. Características. Análise morfométrica de bacias.
Precipitação: Classificação e medição; Séries hidrológicas; Preenchimento de falhas; Métodos de Thiessen e Isoietas; Precipitações intensas; Período de Retorno.
Escoamento de superfície: Introdução. Cheias e Secas, Estudo de caudais.
Drenagem de águas pluviais: Noções gerais. Cálculo de caudais. Dimensionamento hidráulico; Normas regulamentares.
Redes de distribuição de água: Horizonte de projeto. Evolução da população e da capitação. Caudais; População residente e flutuante. Fatores de Ponta. Consumos; Condutas. Materiais; Dimensionamento de redes-EPANET. Normas regulamentares; Critérios hidráulicos. Perdas de carga; Equilíbrio hidráulico; Choque Hidráulico; Reservatórios.
Drenagem de águas residuais domésticas: Noções gerais. Cálculo de caudais e condições a satisfazer; Dimensionamento hidráulico; Estações elevatórias; Normas regulamen

Objetivos

O principal objetivo desta Unidade Curricular é o ensino dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que permitam caracterizar a hidrologia de uma bacia hidrografia e dos seus elementos constituintes, bem com introduzir conceitos e conhecimentos que permitirão o dimensionamento de redes de drenagem e abastecimento de água em meio urbana.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final desta unidade curricular, o estudante deve ter adquirido conhecimentos acerca da: Definição e caracterização de bacias hidrográficas, cálculo de precipitações, caudais médios e caudais de cheia. Dimensionamento e conceção de sistemas de redes de distribuição de água, redes de águas residuais domésticas e águas pluviais. Pretende-se ainda o desenvolvimento das capacidades de trabalho de grupo.

Metodologias de ensino e avaliação

METODOLOGIAS DE ENSINO: Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho prático desenvolvido nas aulas, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelo estudante. Durante as sessões teóricas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas apresentadas. Nas sessões práticas, o estudante desenvolverá trabalhos práticos e a resolução de exercícios ou problemas propostos, sendo traçados objetivos de trabalho a realizar fora da sala, em cada sessão. Em determinados momentos, exigir-se-á ao estudante, individualmente ou em grupo, a exposição oral do seu trabalho. Estão previstas visitas de estudo.
AVALIAÇÃO: Semestral, de incidência contínua [2 testes teóricos (nota mínima de 3 valores) - 40%, 3 trabalhos práticos - 60%] ou por exame final [100%], de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP.

Bibliografia principal

Chow, Maidment e Mays, Applied Hydrology, McGraw-Hill.
Hipólito, João Reis e Vaz, Álvaro Carmo, 2011. Hidrologia e recursos hídricos, IST Press.
Legislação Nacional e Europeia.
Lencastre, A., 2005, Hidráulica Geral, Edição do Autor, Portugal.
Lencastre, Armando e Franco, F. Lições de Hidrologia, Universidade Nova de Lisboa.
Linsley, Kohler e Paulhus, Hydrology for Engineers, McGraw-Hill.
Manual de Saneamento Básico, MARNDGRN.
Marques, J & Sousa, J, 2006. Hidráulica urbana. Sistemas de abastecimento de água. Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 317 p.
Nalluri, C, Featherstone, RS, 2001. Civil Engineering Hydraulics, Blackwell Science.
Novais-Barbosa, 1985, J, Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral, 1º e 2º Vols, Porto Editora, Porto, Portugal.
Quintela, AC, 2009, Hidráulica, Fund. Gulbenkian, Lisboa, Portugal.
RGSPPDADAR, 1995. Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Águas e de Drenagem de Águas Residuais. Imprensa Nacional.
Textos de