Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Hidráulica I

Curso

Engenharia Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

162 | 60

Código

ULP730-7683

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Propriedades dos Líquidos: Forças exteriores; Massa Volúmica, peso volúmico e densidade; Compressibilidade; Viscosidade; Tensão superficial e capilaridade de líquidos; Tensão de saturação do vapor de um líquido.
Hidrostática: Principio Fundamental; Manómetros; Impulsão;
Grandes Teoremas da mecânica dos fluidos: Equação da Continuidade, Teorema de Bernoulli; Teorema da Quantidade de Movimento;
Semelhança Hidráulica: Semelhança completa e incompleta; Modelos de semelhança; Análise dimensional;
Orifícios e descarregadores: Orifícios de pequenas dimensões; Descarregadores de soleira delgada; Descarregadores de soleira normal;
Classificação dos Movimentos dos Fluidos. Tipos de Escoamentos: Escoamentos Laminares; Escoamentos Turbulentos;
Escoamentos sob pressão (1ªparte): Estabelecimento de escoamento. Experiencias de Nikuradse; Leis de escoamento (liso, transição e rugoso); Perdas de carga contínuas. Fórmulas de resistência; Perdas de carga localizada; Linha de Energia e Linha Piezométric

Objetivos

O principal objectivo desta disciplina é o ensino dos conceitos, principios e terorias fundamentais que permitam traduzir a realidade dos diversos tipos de escoamento. Pretende-se ainda que, através de diversas estratégias de carácter teórico e prático, os alunos possam aplicar e solidificar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre sobre os grandes teoremas da mecânica dos fluidos nomeadamente a equação da continuidade, teroema de Bernoulli e teorema da quantidade de movimento, dos principios de hidrostática, analise dimensional e do tipo de escoamento.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final desta disciplina, o aluno deve ter adquirido conhecimentos acerca: Noções das propriedades físicas dos fluidos; Dominar os conceitos dos grandes teoremas da mecânica dos fluidos e da hidráulica; Dominar os princípios de hidrostática e hidrocinemática; Noções dos diversos tipos de escoamento; Resolver problemas relacionados com hidrostática, hidrocinemática, diferentes tipos de escoamento, orifícios e descarregadores; Analisar e descrever fenómenos demonstrados laboratorialmente.

Metodologias de ensino e avaliação

METODOLOGIAS DE ENSINO: Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelo estudante. Durante as sessões teóricas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas apresentadas. Nas sessões práticas, os estudantes serão envolvidos na discussão/resolução de exercícios ou problemas propostos, de trabalhos práticos experimentais, bem como lhes será solicitado trabalho a realizar fora da sala. Em determinados momentos, exigir-se-á do estudante, individualmente ou em grupo, a exposição oral do seu trabalho.
AVALIAÇÃO: Semestral, avaliação mista (2 mini-testes escritos - 2x20%, 1 trabalhos - 10%, 1 teste em época normal ¿ 50%), de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP.

Bibliografia principal

Lencastre, A., 2005, Hidráulica Geral, Edição do Autor, Portugal, ISBN: 9789729585906
Quintela, A. C., 2009, Hidráulica, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal, ISBN: 9789723107753
Novais-Barbosa, 1985, J, Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral, 1º e 2º Volumes, Porto Editora, Porto, Portugal
Featherstone, R., and Nalluri, C. (1995) - Civil Engineering Hydraulics. Third Edition, Blackwell Publishing, ISBN:0-632-03663-2.
Diversos textos de apoio a fornecer ao longo das aulas