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Universidade Lusófona do Porto

Geologia de Engenharia

Curso

Engenharia Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

110 | 45

Código

ULP730-11384

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

01. Introdução à Geologia e à Geologia de Engenharia.
02. O tempo geológico.
03. O sistema Terra.
04. A morfologia da Terra. A dinâmica da litosfera.
05. Sismologia.
06. A matéria mineral.
07. As rochas: ígneas, sedimentares e metamórficas.
08. Maciços rochosos e maciços terrosos.
09. Alteração de maciços rochosos.
10. Descontinuidades. Risco de acidentes em taludes.
11. Prospeção geológica e geotécnica.

Objetivos

A Unidade Curricular tem como objetivo a introdução de conceitos fundamentais, métodos e práticas de geologia aplicada à Engenharia Civil. Com base nesses conhecimentos, o estudante deve adquirir competências indispensáveis na área científica da Unidade Curricular, necessárias seja para a progressão dos seus estudos seja para a prática da profissão de Engenheiro Civil.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Compreender a origem, a constituição genérica e a dinâmica de evolução da Terra.
Conhecer as principais áreas da Geologia, nas suas vertentes teóricas e aplicadas. Compreender a importância e o enquadramento da Geologia de Engenharia.
Adquir noções de mineralogia e de petrologia, assim como a capacidade de identificar os principais tipos de minerais e rochas.
Conhecer e saber definir os parâmetros caracterizadores dos solos, bem como os processos de reconhecimento e prospeção geológica e geotécnica.
Comprender o risco de acidentes naturais em taludes.

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino foram definidas visando os objetivos da Unidade Curricular.
Numa primeira fase, o recurso a explicações detalhadas, e ilustradas, dos conteúdos programáticos pretende contribuir para uma aprendizagem sustentada por parte do estudante. O acompanhamento por parte do docente é, nesse momento, fundamental para o sucesso do processo.
Numa fase posterior, o estudante é incentivado a um estudo independente, e muito frequentemente não presencial, fundamental para a aquisição de autonomia na aplicação dos conhecimentos adquiridos.
AVALIAÇÃO: De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e de Competências da ULP.
Avaliação contínua sem prova final dois testes de avaliação (45% + 45%); um trabalho prático individual ou uma prova prática envolvendo a identificação de rochas ou minerais (10%). A aprovação requer uma classificação mínima de 6 valores, em cada um dos testes.
Avaliação por exame prova escrita (100%).

Bibliografia principal

- Cockell, C. (2008). An introduction to the Earth-Life System, 2th Edition. The Open University and Cambridge Univ. Press, Cambridge, United Kingdom, 319p.
- Costa, J. B. (2014). Estudo e classificação das rochas por exame macroscópico. 13ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 196p.
- Deer, W.A.; Howie, R.A.; Zusman, J. (2014). Minerais constituintes das rochas - uma introdução. 5ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 727p.
- Grotzinger, J.; Jordan, T. H. (2014). Understanding Earth. 7th Edition. W. H. Freeman and Company, New York, 650p.
- Documentos de apoio, disponibilizados ao longo do semestre.