Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Engenharia Civil

Curso

Engenharia Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 2

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

54 | 45

Código

ULP730-7677

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A Engenharia Civil: introdução; evolução histórica, em Portugal e no mundo.
2. As áreas tradicionais de exercício da profissão de Engenheiro Civil e respetivas competências: estruturas; construções civis; hidráulica; geotecnia; vias de comunicação; planeamento do território; materiais e processos de construção.
3. As Ordens Profissionais: Ordem dos Engenheiros e Ordem dos Engenheiros Técnicos.
4. Ética e Deontologia Profissional.
5. Outras competências no âmbito da Engenharia Civil: gestão e transportes; investigação operacional; segurança e higiene no trabalho.
6. A Engenharia Sísmica: o terramoto de 1755; a reconstrução pombalina; a construção anti-sísmica.
7. A Reabilitação de Infraestruturas e de Edifícios.
8. A Investigação no contexto da Engenharia Civil.

Objetivos

Contribuir para o conhecimento da Engenharia Civil, dando ênfase à sua vasta área de aplicações. Contribuir para a compreensão da evolução da Engenharia Civil ao longo dos tempos. Transmitir a importância da Engenharia Civil na sociedade. Dar a conhecer os deveres e as responsabilidades inerentes à profissão. Apresentar e discutir, ainda que numa perspetiva ampla e geral, alguns assuntos pertinentes no contexto desta profissão.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Compreender o enquadramento profissional de um Engenheiro. Começar a adquirir uma atitude crítica perante os problemas (nomeadamente, de índole técnica). Conhecer e identificar as áreas tradicionais da Engenharia Civil. Conhecer e identificar outras áreas especializadas da Engenharia. Compreender e analisar a evolução dos conceitos, métodos, equipamentos e materiais utilizados no contexto da Engenharia Civil. Conhecer e compreender o Código Deontológico dos Engenheiros (segundo a Ordem dos Engenheiros). Conhecer algumas áreas sobre as quais incide atualmente a investigação na Engenharia Civil.

Metodologias de ensino e avaliação

Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelo estudante. Durante as aulas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas e a exemplos de casos práticos reais. Os estudantes serão incentivados a participar ativamente nas dicussões. As aulas serão complementadas por visitas de estudo e palestras técnicas.
AVALIAÇÃO: Semestral, de incidência contínua ou por exame final, de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP. Avaliação contínua: teste (70%) e trabalhos práticos (30%). Avaliação por exame final: prova escrita (100%).

Bibliografia principal

- Straub, H. (1964) - "A History of Civil Engineering: an Outline From Ancient to Modern Times", Edições M.I.T., Cambridge, Massachusetts, E.U.A.
- Laginha, Serafim J. (1992) - "Engenharia Civil em Portugal", LNEC, Lisboa, Portugal.
- Código Deontológico da Ordem dos Engenheiros.
- Apontamentos disponibilizados ao longo do semestre.