Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Curso Livre de Liderança dos Sistemas de Proteção Civil Municipal

Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias

Quero receber informações sobre o curso

Apresentação do Curso

Liderança dos Sistemas de Proteção Civil Municipal é um curso de curta duração dirigido a responsáveis políticos autárquicos e dos agentes de proteção civil locais com vista à sua melhor preparação para o exercício de uma liderança suportada no conhecimento e na sensibilidade sobre o que é, como se organiza e como funciona a atividade de Proteção Civil no âmbito municipal, nas suas principais dimensões.
Para além de componentes de formação sobre riscos, sensibilização e educação para o risco e relacionamento com os media em contexto de crise, o curso contempla aspetos fundamentais do enquadramento jurídico, institucional e operacional da proteção civil, da organização da proteção civil e do planeamento e gestão da emergência à luz da nova Lei de Bases da Proteção Civil (Lei n.º 80/2015) e do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), sempre com foco no nível local.

Direção do Curso

Prof. Doutor Artur Fernandes Costa

Objetivos

Apresentar e discutir os aspetos fundamentais da organização, funcionamento e gestão da Proteção Civil no patamar municipal.
Preparar responsáveis para uma liderança suportada no conhecimento e na sensibilidade sobre a atividade de Proteção Civil de âmbito municipal, nas suas principais dimensões.

Destinatários

Autarcas e responsáveis dos agentes de proteção civil locais.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Conhecimento integrado sobre o enquadramento jurídico, institucional e operacional e a organização e funcionamento da proteção civil municipal à luz da nova Lei de Bases da Proteção Civil (Lei n.º 80/2015) e do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), incluindo fundamentos sobre risco, sensibilização, formação e comunicação de risco e sobre planeamento, gestão e operacionalização da emergência.
Competência acrescida para participar na liderança dos sistemas municipais de proteção civil nos seus diferentes patamares políticos e institucionais.

Observações

Avaliação a realizar no contexto das sessões presenciais.
Assiduidade mínima de 75%.
A ULP emitirá certificado de formação de aproveitamento.