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Universidade Lusófona do Porto

Formação Inicial CATIA V5

Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias

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Apresentação do Curso

Utilizar o Software de modelação CATIA V5 para projetar componentes e sistemas para a indústria automóvel e aeronáutica respeitando os requisitos funcionais, de produção e montagem, segurança e regulamentares.

Conteúdos programáticos:
1. CATIA V5
2. Part Design
3. Part Design (continuação)
4. Surface Design (Continuação
5. Generative Drafting

Condições de Ingresso

Profissionais de CAD com mais de 2 anos de experiencia, estudantes de licenciatura e mestrado; licenciados, mestres, investigadores e outros profissionais com conhecimentos básicos em matemática e desenho.

Objetivos

A ação de formação é de Nível 3 justifica-se para novos utilizadores CATIA V5 ou pelo perfil de necessidade de atualização permanente dos utilizadores CAD. No final da Ação os formandos deverão estar aptos para o uso do CATIA V5 em modelação de sólidos, projeto 2D e modelação de superfícies básicas e avançadas.

Destinatários

Profissionais de CAD, futuros engenheiros de design estrutural, ligados às áreas aeronáutica/aeroespacial, automóvel, mecânica, naval e offshore.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final deste curso pretende-se que os estudantes/profissionais conheçam as funções e metodologia necessária para a criação e análise em CATIA V5, assim como capacidades de leitura de geometria, vinda de outros formatos CAD.
O público-alvo desta ação são os operadores de CAD (técnicos de CAD/ Engenheiros de análise estrutural. Os formandos deverão ter conhecimentos de inglês técnico e como habilitações literárias preferenciais a frequência universitária que inclua conhecimentos de Desenho Técnico e Matemática. Este curso também se dirige a utilizadores CAD que apesar de não possuírem as habilitações anteriormente descritas tenham mais de 2 anos de experiência em desenho técnico e CAD.

Estudos Futuros

Desenvolvimento de novos módulos de CATIA V5, nomeadamente Routing, Harness design, electrical design, composite design.

Observações

Os formandos são alvo de avaliação contínua baseada na execução de exercícios em grupo e na assiduidade. Essa avaliação resulta na decisão do formador em aprovar os formandos ou readmiti-los a uma nova ação de formação. O processo formativo é avaliado através dos exercícios de avaliação formativa e por um questionário aos formandos.