Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Formação Docentes e Investigadores


Formação a docentes e investigadores

Apresentação

A expressão "a tradição já não é o que era", apesar de gasta, faz todo o sentido para os docentes do ensino superior. Os conhecimentos científicos e técnicos, em tempos reconhecidos como critério primordial para a docência no ensino superior, na sociedade do conhecimento (e economia do conhecimento) deixaram de ser condição suficiente para o exercício docente no ensino superior. Para além desses conhecimentos, passou a ser imprescindível que os docentes incorporem competências pedagógicas que assegurem a aprendizagem dos estudantes. Um requisito que, no recente contexto da crise pandémica, se viu reforçado pelo incremento da utilização de novas tecnologias da comunicação e informação e a aceleração da digitalização dos processos de ensino e aprendizagem nas instituições do ensino superior. No atual cenário, para além dos conteúdos científicos, exige-se aos docentes que desenvolvam, e/ou melhorem, as suas competências pedagógicas, e competências digitais, com vista a promover a acessibilidade e o apoiar os processos de aprendizagem.

A comunidade docente tem desenvolvido esforços para assegurar uma oferta educativa de qualidade e revelado disponibilidade para aceitar os desafios colocados pela reconfiguração e inovação dos processos de ensino, o que legitima a realização de uma nova edição do curso de formação de professores da ULP.

A edição 2022 deste curso, à imagem da anterior, visa apoiar os docentes no desenvolvimento, ou aprofundamento, das suas competências pedagógicas, de modo a potenciar a confiança dos professores nas suas metodologias de ensino e avaliação e, por essa via, promover a qualidade das aprendizagens dos estudantes.

As sessões de formação da edição 2022, a cargo de docentes da ULP, e docentes colaboradores, com conhecimento e experiência reconhecidos, abrangem três grandes áreas: Tecnologias Educativas, Métodos de Avaliação e Abordagens Pedagógicas Inovadoras.

Inscrições

Sessões abertas (participação sujeita a inscrição prévia)
Inscrição

Ações de Formação

Tema Dia Horário Docente
Sessão de Abertura 8 de abril 16h30 -16h45 - Link de Acesso Professora Isabel Babo (Reitora da Universidade Lusófona do Porto)
Professora Ana Vale (Coordenação do Curso)
Professora Nazaré Coimbra (Coordenação do Curso)
Re-valorizar o Feedback como Estratégia para a Aprendizagem no Ensino Superior 8 de abril 16h45 -18h30 - Link de Acesso Professora Ana Mouraz
Ambientes Digitais e Trabalho Docente 22 de abril 17h30 - 19h30 Professor Victor Teodoro
Ambientes Digitais e Trabalho Docente 06 de maio 17h30 - 19h30 Professor Victor Teodoro
Avaliação e Aprendizagem no Ensino Superior 20 de maio 16h30 - 18h30 Professora Nazaré Coimbra
Introdução ao Pensamento Crítico 03 de junho 16h30 - 18h30 Professora Elsa Estrela
Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior- um exemplo 01 de julho 16h30 - 18h30 Professora Elsa Estrela; Professora Rosa Serra
O Debate como Ferramenta Pedagógica no Ensino Superior 08 de julho 17h00 - 19h00 Professora Ana Vale