Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Formação Docentes e Investigadores


Formação a docentes e investigadores

Apresentação

Este curso visa contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na ULP, numa perspetiva de adaptação das práticas pedagógicas às mudanças e exigências do mundo atual.

Através da reflexão, partilha, análise e aplicação de metodologias de ensino que possibilitem aos docentes inovar as suas práticas pedagógicas e aos estudantes um conjunto de competências validadas e reconhecidas como essenciais para a melhoria da qualidade da aprendizagem, do sucesso educativo e do desempenho profissional.

Programa

  1. Contextualização: Áreas Científicas, Ficha de Unidade Curricular (FUC), Perfil do Estudante
  2. Paradigmas pedagógicos: Paradigma pedagógico da instrução, Paradigma pedagógico da aprendizagem e Paradigma pedagógico da comunicação
  3. Modelos de ensino e aprendizagem (e estratégias) centrados no professor: Expositivo, Instrução direta, Ensino por conceitos
  4. Modelos de ensino e aprendizagem, estratégias e ferramentas centrados no estudante: Aprendizagem por problemas, Trabalho de Projeto, Metodologias ativas em sala de aula, Discussão e Debate em sala de aula
  5. A avaliação como metodologia ativa: Tipologia da avaliação (formativa e sumativa), Avaliação como autorregulação do ensino e aprendizagem (estudante) e heterorregulação (professor -estudante- professor/ entre pares), Importância do feedback

Inscrições

Sessões abertas (participação sujeita a inscrição prévia)

Horário

Quartas-feiras, das 17h00 às 19h00.

Ações de Formação

Tema Dia Horário Docente
Sessão de Apresentação - Metodologias de Ensino Inovadoras para Professores 17 de março 17h30 - Link de Acesso Professora Ana Vale; Professora Nazaré Coimbra; Professora Marina Barros; Professora Célia Oliveira; Professora Maria José Brites
Contextualização: Áreas Científicas, Ficha de Unidade Curricular (FUC), Perfil do Estudante 7 de abril 17h00 às 19h00 Professora Ana Vale
Paradigmas pedagógicos: Paradigma pedagógico da instrução, Paradigma pedagógico da aprendizagem e Paradigma pedagógico da comunicação 21 de abril 17h00 às 19h00 Professor Rui Trindade
Modelos de ensino e aprendizagem (e estratégias) centrados no professor: Expositivo, Instrução direta, Ensino por conceitos. Modelos de ensino e aprendizagem, estratégias e ferramentas centrados no estudante 5 de maio 17h00 às 19h00 Professora Ana Vale
Aprendizagem por problemas 19 de maio 17h00 às 19h00 Professora Célia Oliveira
Trabalho de Projeto 2 de junho 17h00 às 19h00 Professora Célia Oliveira
Metodologias ativas em sala de aula 16 de junho 17h00 às 19h00 Professora Maria José Brites
Discussão e Debate em sala de aula 30 de junho 17h00 às 19h00 Professora Ana Vale
A avaliação como metodologia ativa: Tipologia da avaliação (formativa e sumativa), Avaliação como autorregulação do ensino e aprendizagem (estudante) e heterorregulação (professor - estudante - professor/ entre pares), Importância do feedback 7 de julho
21 de julho
17h00 às 19h00 Professora Marina Barros

Equipa Docente

  • Professora Doutora Nazaré Coimbra - Docente do Mestrado em Ciências da Educação da ULP e investigadora do CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento) UHLT - ULP
  • Professora Doutora Ana Vale - Docente do Mestrado em Ciências da Educação da ULP e investigadora do CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento) UHLT - ULP
  • Professora Célia Oliveira - Professora Auxiliar da ULP - Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto
  • Professora Maria José Brites - Professora Associada da Universidade Lusófona do Porto e investigadora do CICANT (Centro de Investigação em Comunicação, Arte e Novas Tecnologias) ULP - ULP
  • Professor Rui Trindade - Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto. Colaborador do Mestrado em Ciências da Educação da ULP
  • Professora Marina Barros - Mestre e Doutoranda em Ciências da Educação. Colaboradora do Instituto de Mediação / CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento) UHLT - ULP