Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Formação de Estudantes


Formação de Estudantes

Laboratório de Aprendizagem para Estudantes

Sessão de Apresentação do Curso

Convida-se os/as Estudantes da Universidade Lusófona do Porto, para a sessão de apresentação do Laboratório de Aprendizagem, a iniciar a 24 de março de 2021.


Destalhes do Curso

Resumo
O Laboratório de Aprendizagem para Estudantes pretende constituir-se numa oportunidade para refletir nos processos de aprendizagem através do contacto com diferentes estratégias e ferramentas. Este curso, eminentemente prático, irá possibilitar uma reflexão conjunta, entre estudantes e entre estes e a formadora, promovendo o desenvolvimento de competências de aprendizagem, onde se inclui a avaliação como forma de potenciar as aprendizagens. Espera-se que ao longo das sessões os/as estudantes desenvolvam trabalho individual, entre pares e cooperativo e os produtos que daí resultarem sejam partilhados com o grupo turma.

Programa

  • Aprendizagem, Estratégias e Ferramentas: O papel do/a estudante na aprendizagem, estratégias e conceito de autoaprendizagem. Organização do trabalho autónomo (trabalho individual e trabalho cooperativo)
  • O processo de construção de conhecimento: pesquisa, recolha e tratamento de informação (em fontes diversas); Ferramentas para análise de informação e apropriação. A comunicação enquanto etapa da construção de conhecimento (a importância de apresentar os trabalhos)
  • O processo de revisão bibliográfica como processo de conhecimento: Informação, como e onde pesquisá-la? Análise da informação: diversidade de ferramentas (grelhas de leitura, apontamentos, sínteses, ensaios) Comunicação: elaboração e apresentação de trabalhos escritos e orais.
  • Avaliação como aprendizagem: tipologias da avaliação (formativa e sumativa), Importância de feedback, Avaliação como autorregulação e heterorregulação (entre pares) da aprendizagem e instrumentos de avaliação (listas de verificação e rubricas)

Inscrições
Até dia 22 de março, para rita.cortez@ulp.pt (curso gratuito, sujeito a inscrição)

Cronograma
Sessões formativas, das 17h30 às 19h30, em março: 24 (4ªf), abril: 6 (3ªf), 21 (4ªf), maio: 5 (4ªf), 19 (4ªf), 26 (4ªf), junho: 9 (4ªf), 16 (4ªf), julho: 1 (5ªf)

Tema Dia Horário Docente
Aprendizagem, Estratégias e Ferramentas: O papel do/a estudante na aprendizagem, estratégias e conceito de autoaprendizagem. Organização do trabalho autónomo (trabalho individual e trabalho cooperativo)

24 de março

6 de abril

17h30 - 19h30 Professora Marina Barros
O processo de construção de conhecimento: pesquisa, recolha e tratamento de informação (em fontes diversas); Ferramentas para análise de informação e apropriação. A comunicação enquanto etapa da construção de conhecimento (a importância de apresentar os trabalhos)

21 de abril

5 de maio

17h30 - 19h30 Professora Marina Barros
O processo de revisão bibliográfica como processo de conhecimento: Informação, como e onde pesquisá-la? Análise da informação: diversidade de ferramentas (grelhas de leitura, apontamentos, sínteses, ensaios) Comunicação: elaboração e apresentação de trabalhos escritos e orais.

19 de maio

26 de maio

9 de junho

17h30 - 19h30 Professora Marina Barros
Avaliação como aprendizagem: tipologias da avaliação (formativa e sumativa), Importância de feedback, Avaliação como autorregulação e heterorregulação (entre pares) da aprendizagem e instrumentos de avaliação (listas de verificação e rubricas) 16 de junho
1 de julho
17h30 - 19h30 Professora Marina Barros