Contemporary Art
Presentation
Programme
Audiovisual and Multimedia Communication
Level of Qualification|Semesters|ECTS
| Semestral | 4
Year | Type of course unit | Language
3 |Mandatory |Português
Code
ULP728-6268
Recommended complementary curricular units
É cada vez mais difícil falar de «arte» no singular, porque foi desaparecendo a sua especificidade enquanto meio, bem como as fronteiras que separavam o objecto artístico dos outros objectos. Falar das «artes», no plural, corresponde a reconhecer que, na contemporaneidade, as artes escaparam às categorias e códigos que as delimitavam, ao mesmo tempo que se disseminaram por toda a experiência. As razões disso são múltiplas, nomeadamente de ordem tecnológica e cultural. A apreensão deste fenómeno passa, primeiramente, por compreender o lugar da arte na modernidade e as suas trajectórias subsequentes, desde o modernismo e as vanguardas até ao que se convencionou denominar como pós-vanguarda. Em segundo lugar, é necessário mapear as principais formas da arte contemporânea, dando-se atenção especial à maneira como romperam e/ou alargaram o seu âmbito histórico.
Professional Internship
Não
Syllabus
Reconhecer os vários agente que constituem o sistema da arte contemporânea, os diversos espaço expositivos e espaços de apresentação de criações artísticas, b) conhecer o campo de actuação do artista, as diferentes práticas e áreas artísticas de intervenção, c) e, finalmente conhecer os diversos temas e temáticas contemporâneas.
Objectives
A arte pela arte, a arte política, a crítica institucional, arte ocidental e arte não ocidental, o quotidiano na arte contemporânea, ready-made, objet trouvé e a apropriação. Pintura figurativa, abstrata, pintura site-specific e pintura em campo expandido. A fotografia documental, a fotografia abstrata, a fotografia em campo expandido, a relação da fotografia com pintura, com escultura e com a performance. Performance art, Happening e Body Art, A relação da performance art com as artes performativas (teatro, dança, música), a poesia, o cinema e as artes plásticas.
Teaching methodologies and assessment
Os diversos núcleos do programa proporcionam o conhecimento da criação artística contemporânea, os criadores mais significativos, a identificação das diversas áreas e práticas artísticas, o conhecimento de múltiplas temáticas e estéticas contemporâneas. O programa atravessa os últimos cinquenta anos e coloca em relação as várias culturas, proporcionando a construção de um espírito analítico relativista e teoricamente fundamentado.
References
Arthur C. Danto (1997) - After the end of art. Contemporary art and the pale of history, Princeton/New Jersey, Princeton University Press. Benjamin H. D. Buchloh (2000) - Neo-Avantgarde and Culture Industry. Essays On European and American Art from 1955 to 1975, Cambridge/Londres, The Mit Press. Charles Baudelaire (1860) - Le Peintre da la Vie Moderne (trad. portuguesa O Pintor da Vida Moderna, edição de Maria Teresa Cruz, Lisboa, Vega. Clement Greenberg (1961) - Arte y Cultura. Ensayos Criticos (or. Art and Culture. Critical Essays) Barcelona, G. Gili, 1979. Diana Domingues (org.) - A Arte no Século XXI: A Humanização das Tecnologias, São Paulo, Unesp, 1997. Frank Popper (1993) - Art of the Electronic Age, Londres, Thames and Hudson. Gregory Battcock (1968) - Minimal Art. A Critical Anthology, Berkeley, California U.P., 1995. Hal Foster (1996) - The Return of the Real. The Avant-Garde at the End of the Century, Mass., M.I.T. Press.
Office Hours
Nome do docente Horário de atendimento Sala